sábado, 27 de novembro de 2010

O PARADIGMA MEIRA E SÁ

Professor Gibson Machado - abertura do evento cultural

Dia 25 de novembro de 2010 foi o lançamento do livro “O paradigma Meira e Sá do escritor Pedro Simões.
O lançamento aconteceu o Salão Roberto Varela, na Estação Cultural de Ceará-Mirim.

A abertura do evento foi abrilhantada pela participação dos alunos do Colégio de Santa Águeda, coordenados pelo professor Gerinaldo Moura. Eles recitaram algumas poesias de autores norte-riograndenses numa justa homenagem ao palestrante Dr. Pedro Simões.
Professor Gerinaldo MouraAlunos do Colegio de Santa Águeda

Fui designado para fazer a apresentação do palestrante. Foi uma emoção diferente porque não tenho o hábito de falar em público e, principalmente, apresentar figura tão ilustre de nosso estado. O desafio foi posto e tentei levar a missão até o fim, apesar de muito preocupado com a importância do evento.
Muitas pessoas foram prestigiar a palestra, principalmente professores e alunos das Escola Municipal Madalena Antunes, Colegio de Santa Águeda, Escola Municipal Dr. Julio Senna, Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra, além de familiares. amigos e convidados de Ceará-Mirim e Natal, como por exemplo, o presidente da Academia Macaibense de Letras e Artes Jasen Leiros, o presidente a Associação de Genealogia do RN Ozmuz Simonetti, dentre outros.
Apresentar o professor Pedro Simões foi uma honra e um grande privilégio, pois há muito tempo ouvia falar dele, no entanto, demorei a conhecê-lo. Nossa amizade tem pouco tempo, mas, é o suficiente para tê-lo como mestre e admirá-lo como grande professor, escritor, historiador, advogado e zeloso chefe de família.

Professor Pedro Simões

Numa de nossas correspondências eletrônicas ele me dizia que seu maior mérito foi ter passado, em Ceará-Mirim, os momentos mais felizes de sua vida e ter sido o “Pedrinho de Dr. Percílio” ter sido aluno de Dona Alta, mãe da saudosa Maria Xandú e de José Tito no internato São José.
No período em que viveu em Ceará-Mirim fez a primeira comunhão na matriz de Nossa Senhora da Conceição, em ofício realizado pelo Monsenhor Celso Cicco.
Foi atleta do Bacardi Futebol Club de Ceará-Mirim e jogou pela seleção de voleibol de Ceará-Mirim.
Aos dezenove anos entrou para o Rotary Clube de Ceará-Mirim sendo o mais novo rotariano do país e foi professor da Escola de Comércio, hoje Edgar Barbosa.
Realizou alguns eventos culturais na cidade como o pré-lançamento de seu livro “O homem que cortava árvores” no Centro Esportivo e Cultural e a Semana de Cultura Popular quando pró-reitor da URFN no Ginásio de Esportes.
No governo de Terezinha Melo foi procurador do município e Assessor Jurídico da Câmara Municipal na presidência de Raimundo Elias.
Recebeu o título de cidadão honorário de Ceará-Mirim, oficializando sua adoção, pois chegou aqui com quatro anos de idade.
Fora de Ceará-Mirim exerceu diversos e importantes cargos públicos como secretário de planejamento da Prefeitura de Natal, pró-reitor de extensão da UFRN, secretário de segurança pública do estado, secretário especial do governo, presidente do IPE, proprietário de uma editora (Nossa Editora), presidente do Instituto dos advogados do Brasil/RN, conselheiro federal e estadual da OAB.
Quatro ofícios monopolizaram sua vida intelectual: o magistério (foi professor mais de trinta anos, do segundo grau e depois universitário, do curso de Direito); a literatura e os ensaios políticos e jurídicos (com cerca de vinte livros publicados); o jornalismo, como editor e articulista de diversas publicações do estado (RN/Econômico, Exclusivo, Jornal de Natal Jornal Hoje, etc.; advocacia, especializada em contratos e direito imobiliário; e o gestão pública.
Atualmente, dirige uma universidade privada – INDEC – Instituto de Desenvolvimento da Educação do Comércio de bens e serviços do RN, mantida pela Federação do Comércio do RN e Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal.
Na vida pessoal é um chefe de família exemplar. Tem uma maravilhosa companheira, sete filhos, nove netos e uma irmã que ama e como recompensa o presenteou com uma sobrinha e dois sobrinhos-netos.
Fez o livro O Paradigma Meira e Sá porque descobriu nele, além dos acentuados vínculos com Ceará-Mirim, um homem extraordinário: íntegro, dedicado à sua profissão, devotado às causas públicas, cordial e tolerante. Jurista, político, escritor, benemérito e publicista. Um exemplo, por isso o tomou como paradigma.

Assinando o livro para Carlos Crescêncio

Durante a palestra o professor Pedro Simões falou sobre a importância de Francisco de Sales Meira e Sá para o Rio Grande do Norte e, sobretudo, para Ceará-Mirim. Jurista dos mais notáveis de sua época. Republicano de primeira hora, abolicionista, animador cultural, um homem de conduta pessoal e profissional irrepreensível.
No final de sua fala Pedro fez uma homenagem – muito justa – ao contador de histórias e historiador Franklin Marinho, que emocionado, falou de sua trajetória estudantil e política enaltecendo, como sempre o faz, nossa querida Ceará-Mirim.

Franklin Marinho

O evento foi muito significativo para os espectadores, uma vez que abriu com poesias dos alunos do professor Gerinaldo, antecipando palestra do professor Pedro Simões e fechou com o discurso emotivo de Franklim Marinho.
Aguardaremos ansiosos pelos próximos encontros culturais que serão realizados pela ACLA – Academia Cearamirinense de Letras e Artes em 2011.
Fiquei muito feliz em ver meus alunos da Escola Estadual professor Otto de Brito Guerra prestigiando o evento. Momentos como esse são raríssimos em nossa província e, quando acontece, temos que participar, pois, estaremos crescendo intelectualmente. Quem não foi, infelizmente, perdeu uma grande oportunidade.

Alunos da Escola Estadual Prof. Otto de Brito Guerra

Eu e o parceiro Eliel fizemos as articulações e gostaríamos de destacar o apoio de Jaqueline, administradora da Estação Cultural, pois o espaço estava organizado e fomos muito bem recebidos.

Gibson Machado, Professor Pedro Simões e Eliel Silva

O evento teve como parceiros o INDEC, CDL/Ceará-Mirim e Centro Esportivo e Cultural. Agradecemos a presidente do CDL/Ceará-Mirim Maria de Lourdes (Lila) pelo apoio, demonstrando que sempre é possível fazer parcerias, basta acreditar em projetos “realizáveis”.

domingo, 21 de novembro de 2010

ANETE VARELA

Ruínas do engenho Diamante

DIAMANTE
Carro de boi, açúcar, rapadura,
Fazem lembrar o engenho Diamante;
Hoje a saudade dentro em mim perdura,
De minha infância que já vai distante!

Nunca existiu em mim dor, amargura,
Quando eu era criança – e, bem galante,
Ia correndo, cheio de ventura,
Pelo capim, macio e verdejante.

Na Casa-Grande, em cada canto, eu via
Um rosto amado cheio de ternura,
A me fitar com risos de alegria.

Já vai longe aquele tempo amigo!
Só me resta, de tudo, a noite escura
Desta saudade que ficou comigo!
Ana Augusta da Fonseca Cabral - ANETE VARELA
Conhecida como Anete Varela nasceu na cidade de Ceará-Mirim/RN era filha de Manoel Varela Buriti e de dona Elvira da Fonseca e Silva Buriti. Trabalhou como secretária no Hospital Maternidade de Ceará-Mirim e na Clínica 29 – BENFAN.
Participação em publicações e eventos:
Participou do 3º volume de “Trovadores do Brasil” de Aparício Fernandes em 1970.
4º Festival Brasileiros de Trovadores na cidade de Maringá no Paraná, onde recebeu menções honrosas em 1977.
Concurso de Poesias da Fundação José Augusto em Natal/RN em 1978.
2º Concurso de Trovas de Bandeirantes em 1978 em Maringa Paraá denominado II Jogos Florais.
Participou do Anuário de Poetas do Brasil em 1978 – 1º volume de Aparício Fernandes.
Participou do primeiro centenário de nascimento do Dr. José Pacheco Dantas em Ceará-Mirim/RN no mês de agosto de 1978.
Participou do Anuário dos Poetas do Brasil em 1979 – 1º volume de Aparicio Fernandes.

Em outubro de 1992 a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim na administração do prefeito Jorge Câmara publicou o livro “RETALHOS DE SONHOS” da Poetisa Ana Augusta, como diz o ex-prefeito Dr. Murilo Barros na apresentação do livro: É uma forma de homenagear uma artista pela modéstia e pelo amor à nossa terra.”
Em 24 de setembro de 1993 a prefeita Terezinha de Jesus da Câmara Melo, através do Decreto nº 709/93, cria a Sala Infantil do Estudo Poetisa Ana Augusta da Fonseca Cabral, na Biblioteca Publica Dr. José Pacheco Dantas.

SARAU BAQUIPEANO VIRTUAL

Ruínas do Engenho Oiteiro - Ceará-Mirim/RN

ALUMBRAMENTO


Seguindo a erma vereda do oiteiro,
surge a visagem dum tempo perdido.
Ossos de engenho brotam no aceiro
do canavial no vento retangido.

Na lua cheia, o vulto do bueiro,
a casa-grande, o pau d’arco florido...
Soa um carro-de-bois, triste e ronceiro,
trazendo malagouros no gemido.

Vozes sem corpo xingam a burrama,
vêm risadas de prosa no bagaço,
nas ruínas da capela, um sino chama...

Resta, num vago cheiro de melaço,
algum doce acalanto de mucama
ninando almas jazidas nesse espaço.


BARTOLOMEU CORREIA DE MELO
Natal / 2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AULA PASSEIO

Igreja da cominidade de Capela

Dia 15 de novembro de 2010 fiz uma aula-passeio com alguns alunos do 1º ano III da Escola Estadual prof. Otto de Brito Guerra.
O objetivo da aula foi apresentar alguns patrimônios históricos e culturais de Ceará-Mirim, focando a importância de sua preservação para a memória do município e ao mesmo tempo, instigar os alunos à luta pela valorização desses patrimônios que se encontram em avançado estado de deterioração. O passeio também foi um incentivo à prática do ciclismo pelo nosso lindo vale do rio Ceará-Mirim.
A viagem transcorreu maravilhosamente bem. A paisagem ajudava a tornar o caminho e o cansaço amenos, principalmente, porque sabíamos que na primeira parada relaxaríamos na cristalina e mineral água do olheiro Diamante. Que maravilha!!!
Na fazendo Diamante (antigo engenho Diamante) os alunos foram informados da história do engenho e de seus antigos proprietários, principalmente, o Dr. José Augusto Meira, filho do Dr. Olinto Meira. Nasceu no engenho Diamante em 11/12/1873 e foi educado pelo pai que à época escreveu as cartilhas de gramática e aritmética para educar os filhos. Quando os filhos estavam preparados o velho Olinto os encaminhava para os exames em Natal. Graduou-se em Direito pela faculdade de Recife/PE e como premio, pelo bom desempenho no curso, ganhou uma viagem à Europa.
Dr. José Augusto Meira

Exerceu os cargos de Delegado de polícia (Rio de Janeiro) – promotor público (Santarém – Pará) professor de direito criminal (Belém – Pará). Advogado, deputado Estadual em seis legislaturas – diretor da faculdade de direito do Pará. Senador Federal da República e Deputado Federal, pelo Pará. Encerrou a carreira política em 1955, com 82 anos de idade. Foi ardoroso escritor, tendo combatido violentamente o presidente deposto João Goulart. Faleceu a 21 de março de 1964. Era poeta e publicou vários livros, sendo o mais importante Brasileis, poesia épica nacional.
Relógio de Sol
Olheiro cristalino e mineral do Diamante
Em 1973 o governo municipal na gestão de Ruy Pereira Junior homenageou Augusto Meira instalando um monumento na praça Barão de Ceará-Mirim (atualmente o monumento encontra-se na Esc, Municipal Dr. Augusto Meira). No mesmo dia, a família do homenageado instalou um relógio de sol no local onde ele nasceu no antigo engenho Diamante.
Em uma de minhas visitas ao local constatei que o relógio estava abandonado e encoberto pela vegetação. Preocupado, relatei a história do senador para um aluno meu que é morador da fazenda e sugeri que o mesmo fizesse uma limpeza na área porque aquele monumento era muito importante para a memória de nossa gente. Ele ficou impressionado com o que eu falei e fez toda a limpeza no local. Além disso, todas as pessoas que visitam fazenda têm por obrigação conhecer a história do famoso conterrâneo e de seu relógio esquecido.
Nossa próxima parada foi o Museu Nilo Pereira. Os alunos ficaram encantados com a beleza senhorial do velho solar. Questionaram o por quê de tanto abandono e desprezo pela memória da cidade. Fiquei sem saber responder aquelas indagações. Sabia que não adiantaria falar sobre a falta de interesse do poder público, o descaso, essas coisas, de qualquer forma, fiz um ligeiro resumo de como estava a situação do casarão do Guaporé, aproveitando para explicar quem foi Nilo Pereira, o maior guerreiro na batalha pela restauração daquele patrimônio arquitetônico.
Sótão do Casarão do Guaporé
Casa Grande do Engenho Guaporé - Museu Nilo Pereira

Restos da janela quebrada pelos vândalos
O retorno para casa me fez pensar que havia plantado algumas sementinhas naqueles jovens, pois, os entusiasmos gerados pelas informações, os levaram a questionar as administrações dos patrimônios e, também, sugerir novas visitas com vistas a debates a respeito da valorização e preservação de nossa memória.
Apesar de ter chegado em casa todo moído, causados pelos 50 anos de sedentarismo e pelos mais de três anos sem pedalar, fiquei muito satisfeito e feliz porque sabia que aqueles jovens nunca mais seriam os mesmos que começaram a viagem. A partir daquele dia eles provavelmente olharão nossos patrimônios de maneira diferenciada, enxergando por trás dos óculos. Estou feliz por isso!!!

PARA REFLETIR

terça-feira, 16 de novembro de 2010

FEIRA DO JOVEM EMPREENDEDOR

Quarta-feira dia 10/11/2010 os alunos do curso Despertar realizaram a Feira do Jovem Empreendedor. A feira é parte do curso e tem como objetivo finalizar as ações propostas pelo programa. Nela os grupos são formados e montam individualmente um empreendimento onde, prestaram serviços, comprando e vendendo materiais diversos ou serviços.Na feira os alunos tiveram oportunidade de colocar em prática as habilidades exercitadas durante o curso. As empresas criadas para o evento atingiram a meta do projeto. Os alunos se empolgaram e sairam à campo para buscar parceiros e patrocínios. O retorno para todas elas foi muito acima do esperado.
Parceria com Coronel Ananias - Grande artista popular
A reação dos alunos não poderia ter sido outra: querem continuar o curso e, provelmente, desejam montar um negócio.

Visita do Prof. Murilo Aguiar e alunos da Esc. Est. Unaldo Bezerra

Fiquei muito feliz em poder contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal dos cursandos. Não é facil conduzir 30 jovens com pensamentos, atitudes e comportamentos variados.

O legal de tudo isso, é o aprendizado que ficou e a troca de conhecimentos entre nós, ajudou-nos a crescer pessoalmente. Muitas vezes precisei ser firme para conduzir as aulas com responsabilidade. Foi necessário eliminar àqueles que não cumpriram os combinados, mas, também, fui maleável em algumas ocasiões. Essas cobinações de atitudes enriqueceram a prática pedagógica do dia a dia e, certamente, servirão de linhas norteadoras do meu cotidiano escolar.

Elça Virginia - coordenadora do Ensino Médio e Prof. Gibson Machado

Parabéns a todos que conseguiram cumprir a meta do curso. Vamos para a fase final que é a redação. Espero voces!!!