terça-feira, 7 de outubro de 2014

CEARÁ-MIRIM MAIS UMA VEZ NO MISSÃO PEDAGÓGICA NO PARLAMENTO
 Comissão de Cultura - Congresso Nacional - Brasilia/DF

O Missão Pedagógica no Parlamento é um programa criado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o quarto programa destinado a professores realizado pelo Legislativo no âmbito federal.
O programa busca a construção de uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.
Os professores participam de uma intensa semana de formação em Brasília, e também contam com módulos a distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados.
A cada edição, são selecionados 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil - dois de cada estado e do Distrito Federal. As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.
Em 2012 para participar do processo seletivo, o professor deveria atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio e apresentar o relato de uma experiência pedagógica na qual abordasse os temas de democracia, cidadania, política e/ou poder legislativo com seus alunos.
Naquele ano tive a grande satisfação de ter sido selecionado para o Missão Pedagógica no Parlamento pela primeira vez. Foi com grande alegria que recebi o comunicado informando da minha seleção para participar do programa juntamente com mais 53 professores de todo o país. Cada Estado foi representado por dois professores. No RN, fomos Eu e a professora Maria Aparecida que atua na cidade de Jaçanã.
Para participar do Missão Pedagógica, fiz a inscrição com o projeto “O papel reciclado e sua reutilização sustentável” que foi desenvolvido na Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra. Este projeto só foi realizado devido a parceria com o Ministério Público, que viabilizou todos os equipamentos necessários e da equipe gestora da escola que acreditou no nosso trabalho.
Foi uma experiência indescritível e, também, inesquecível! O encontro foi importante para a nossa formação como professor. A troca de experiências com os outros colegas foi de um valor incalculável, sem destacar, ainda, as aulas dialogadas sobre educação para a democracia.
Apresentando nosso projeto em 2012 - Congresso Nacional
De galante de Boi de Reis - homenagem aos 76 anos de Mestre Luis Chico - do Boi de Reis de Matas
Na ocasião apresentei o projeto fazendo uma homenagem a cultura popular de nossa terra, representei minha cidade e meu Estado vestido de galante de Boi de Reis, uma homenagem ao grande folclorista potiguar Luiz da Câmara Cascudo, e principalmente, uma saudação especial ao mestre Luiz Chico, do Boi de Reis do distrito de Matas, que completara 76 anos no dia 21 de agosto daquele ano.
Neste ano de 2014, voltamos ao Missão Pedagógica no Parlamento, apesar de ser regra do MPP que quem já participou de alguma edição, não deva participar mais, de modo a gerar oportunidades para outros professores. No entanto, para esta quarta edição, a organização do intercâmbio resolveu abrir vagas para quatro professores que já tivessem participado de uma das três últimas edições. Uma vez interessado, o ex-participante deveria se inscrever com um projeto que tivesse desenvolvido em sua escola depois de ter participado das formações no MPP.
Informado desta oportunidade fizemos a inscrição com o projeto realizado na Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco cujo tema é “Ceará-Mirim conhecer para preservar e concorremos com mais de 70 projetos inscritos por professores de todas as regiões do Brasil. Nosso projeto tem por objetivo conhecer características fundamentais do patrimônio cultural de Ceará-Mirim nas dimensões material e imaterial como meio de construir progressivamente a noção de identidade, cidadania e democracia fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização dos bens históricos e culturais do município.

Nesta edição do Missão Pedagógica no Parlamento o Rio Grande do Norte foi representado por quatro professores, dois deles selecionados pelo processo normal, o professor Italo de Parnamirim e a professora Rosângela da cidade de Jaçanã  e os outros dois, selecionados através de projetos apresentados em outras edições, o professor Oton Mario, da cidade de Jaçanã e o professor Gibson Machado da cidade de Ceará-Mirim. Pela primeira vez quatro professores do RN representados no Missão Pedagógica no Parlamento. Destacando a cidade  de Jaçanã representada nos anos de 2011, 2012 e 2014 nas edições do MPP. Parabéns pelo compromisso com a educação.
A troca de experiências com os novos professores em Brasília foi muito importante pela oportunidade de conhecermos outras culturas e, também, novas vivências pedagógicas.
O conhecimento que adquirimos em um encontro como o MPP é de valor inestimável e de uma importância ímpar para o crescimento profissional de cada um.
Na oportunidade participamos de uma simulação na Comissão Parlamentar onde foram discutidos assuntos relacionados ao projeto de Lei 1.139-D de 2007 e projetos apensados, destinados a propor mudanças à Lei Rouanet, promovendo uma distribuição mais justa dos recursos entre as regiões do Brasil e possibilitando a construção de um Fundo Nacional de Cultura mais forte.
No ultimo dia do encontro tivemos a oportunidade de apresentar, para todos os professores que participaram do MPP-2014, nossa experiência pedagógica realizada em Ceará-Mirim, na Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, que tem como parceiro institucional a Câmara de Vereadores, através do vereador e presidente daquela casa legislativa, Renato Martins.
Apresentando nosso projeto em 2014 - Congresso Nacional

Durante a apresentação de nosso projeto fiz questão de vestir a indumentária do Mestre Severino Roberto do grupo folclórico “Cabocolinhos de Ceará-Mirim” como forma de divulgar a cultura de minha cidade e do Estado do RN. Penso que não poderia deixar de dividir nosso trabalho com todos aqueles que lutam pela valorização e preservação das tradições populares da terra de Poti e, a força do mestre Birico, estava simbolizada no capacete e na roupa que estava usando, desta forma, fortaleceu e enriqueceu muito mais nossa exposição, mostrando para todo o Brasil que Ceará-Mirim tem jeito!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CENTENÁRIO DO MESTRE TIÃO OLEIRO

100 ANOS DE CULTURA POPULAR
MESTRE TIÃO OLEIRO – SEBASTIÃO JOÃO DA ROCHA
Por Gibson Machado - Professor de Arte e Pesquisador


         A vida de Sebastião João da Rocha – Tião Oleiro - se confunde com a história de Ceará-mirim. Nasceu em 14 de maio de 1914, no engenho Grande, propriedade de Antônio Sobral e Dona Bela. Sua infância foi nos terreiros dos engenhos e nas grotas do rio Ceará-Mirim onde brincava de galinha Gorda, Tica e de escorregar nas ribanceiras lisas do rio, porém, foi na bagaceira do Engenho Grande que viveu parte de sua vida.

Muito pequeno observava a labuta dos mais velhos nos eitos dos engenhos. Assim, foi adquirindo experiências e, em pouco tempo, estava trabalhando na porteira da bagaceira e espalhando a bandeira da cana. Foi seu primeiro trabalho e, por esse serviço, recebia três tons!

Costuma dizer que o Engenho Grande foi seu maior professor. Foi seu Mestre! E lá exerceu todas as funções, começando na bagaceira até o último posto, o de foguista, onde trabalhou enquanto o “velho engenho grande” estava de fogo aceso!

Durante o período em que trabalhou nos engenhos, aprendeu a tocar acordeon, comprou uma sanfoninha de oito baixos, e, nas horas de lazer e folga, animava, como músico, os bailes de pastoris, boi de reis e pagodes no vale do Ceará-Mirim, profissão que exerceu depois que deixou de trabalhar nos engenhos.

A grande contribuição do Mestre Tião para a cultura de Ceará-Mirim e do Brasil foi conseguir, durante 90 anos, preservar as tradições populares do Congo de Guerra, grupo folclórico, criado por seu pai João da Rocha, no final do século XIX.

A congada é um auto popular que faz referências às lutas medievais entre cristãos e mouros, e, também, às embaixadas, da rainha Jinga, soberana africana, que viveu na África no século XVI. Portanto, uma manifestação popular, que traz em suas raízes a pluralidade cultural transmitida por várias gerações.

O mestre é uma enciclopédia viva e, apesar da senilidade, está generosamente à disposição para dividir o que sabe com aqueles que têm interesse e necessidade de conhecer as raízes da existência.

Pela sua contribuição à cultura do Ceará-Mirim, em 2004, o mestre Tião e seu Congo de Guerra, foram ovacionados quando apresentamos um grupo de trabalho no Fórum Social Nordestino, na Universidade Federal de Pernambuco, na cidade de Recife.

No ano de 2005, o Canal Futura, através da Fundação Roberto Marinho, criou o programa “A beleza do meu Lugar” baseado na luta de Seu Tião em prol da cultura popular. Neste programa foram documentados 16 mestres brasileiros. Três do Rio Grande do Norte, entre eles, o nosso Tião Oleiro. Este programa vai ao ar, diariamente, pelo Canal Futura, em todas as redes associadas da Rede Globo de Televisão. Por este documentário, a Fundação Roberto Marinho mandou pintar um mural no corredor de sua sede no Rio de Janeiro com a imagem de Seu Tião. Este documentário concorreu ao 19º Premio de Curtas de São Paulo naquele ano.

Ainda em 2005 a equipe do Projeto Vernáculo documentou a história de Mestre Tião e o Congo de Guerra. Este documentário concorreu ao 9º Premio de Curtas Potiguares.

Neste mesmo ano, o então Presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Rodrigues fez homenagem ao Mestre pelos serviços prestados à cultura do município.
No ano de 2009 ele foi reconhecido como Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte pela Fundação José Augusto, através do projeto RPV de autoria do deputado Fernando Mineiro.
Ainda em 2009, o então presidente da Câmara de Vereadores Julio Cesar, atendendo uma solicitação nossa, homenageou os mestres Tião Oleiro e Zé Baracho, durante a Câmara Itinerante na comunidade de Massangana.

No ano de 2011, os professores do IFRN Pablo Capistrano e Suély Souza, fizeram o documentário “Seu Tião e a História do Congo de Guerra” para o Projeto de Cultura Potiguar exibido naquela instituição.

Neste ano de 2014, a Academia Cearamirinense de Letras e Artes, homenageou o mestre Tião pelos serviços prestados à cultura do município.

Dia 22 do mês corrente, foi homenageado, nacionalmente, pela Teia Nacional da Adversidade 2014, evento realizado em Natal com todos os pontos de cultura do pais.
          
         Em maio de 2014, fizemos solicitamos ao vereador Renato Martins que elaborasse um Projeto de Lei criando o 14 de maio como Dia Municipal da Cultura. O projeto apresentado pelo vereador Renato Martins foi aprovado por unanimidade e em 09 de julho de 2014 foi sancionada a Lei que cria o “14 de maio” como Dia Municipal da Cultura em homenagem ao nascimento do Mestre Tião Oleiro.


          Este ano de 2014 o Ministério da Cultura apreciou o mérito de 206 propostas, que dentre as indicações foram acatadas 30, para apreciação do Conselho da Ordem e posterior publicação por meio de Decreto. Em 05 de novembro de 2014 o Ministério da Cultura e a presidência da República entregará a Ordem do Mérito Cultural ao mestre Tião Oleiro pelos serviços prestados a cultura do país.  A Ordem do Mérito Cultural, instituída pelo art. 34 da Lei n.º 8.313, de 23 de dezembro de 1991, e regulamentada pelo Decreto n.º 1.711, de 22 de novembro de 1995, tem por finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura.

A cada edição do prêmio o Ministério da Cultura almeja, também, homenagear personalidades da cultura nacional, entre outros grandes nomes, o Ministério homenageou, em edições anteriores, a vida e obra de Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Oscar Niemeyer e Tomie Ohtake.