sexta-feira, 16 de maio de 2025

 

Pelo 14 de Maio – Dia Municipal da Cultura

 

São 11 anos da criação do Dia Municipal da Cultura. Neste 2025 o GEAS – Grêmio Estudantil Alzira Soriano do Ceep Ruy Antunes Pereira, organizou o I SIMPÓSIO CULTURAL para celebrar a data que é tão importante para a preservação da memória da cidade.

Foram instaladas exposições de fotografias sobre a cidade de Ceará-Mirim com foco nas tradições culturais e, também, fotografias antigas que contam um pouco da história da cidade. As imagens expostas são do acervo pessoal do professor Gibson Machado.

Além das fotografias foram expostas também as produções artísticas dos estudantes através de releituras de obras renascentistas, desenhos, pinturas com a temática livre e máscaras e maracás com referências aos povos originários do vale do rio Baquipe.

A programação durante o evento foi bem diversificada. Iniciou com a mesa de convidados onde falaram o professor Gibson Machado, o secretário de cultura do município Carlos Augusto e a ativista e produtora cultural Kelly Potiguara. Em seguida foram realizadas várias apresentações de danças e a encenação do Romeu e Julieta nordestino. Foi um sucesso!! O Geas está de parabéns!!


Professor Gibson Machado


Apresentação dos brincantes do Boi de Reis - Pastoril e Cabocolinhos


Ativista e produtora cultural Kelly Potiguara - Professor Gibson Machado e o Secretario de Cultura Carlos Augusto

Performance de dança



Apresentação de Romeu e Julieta nordestino

quarta-feira, 23 de abril de 2025

 

Foto: Gibson Machado

Carta do Sr. Vicente Ferreira Nobre ao Jornal “Correio do Natal” enviado do Sitio Coqueiros em 1878. Mostrando que Coqueiros já era bem povoado, inclusive com engenhos instalados no vale. Digitado na grafia original.

 

CORREIO DO NATAL

Redactor João Carlos Wanderley

16 de Novembro de 1878

 

Sr. Redactor – Assim como as mas acções merecem ser reprovadas para emenda e correcção de seus autores, do mesmo modo as boas merecem o galardão de justo louvor, não só para satisfação daqueles que a praticão, como para estimular nos outros o desejo de imitação.

Testemunha presencial dos bons e relevantes serviços prestados a este município pelos Srs. Samuel Bolshaw e Julião Carlos Wanderley nesta calamitosa quadra, que a custo vamos atravessando, não posso deixar como rio-grandense, e especialmente como habitante da importante zona do Ceará-Mirim, de vir do alto da imprensa dar um público e solemne testemunho de meu reconhecimento e admiração aos mesmos Srs. Samuel e Julião C. W. os quaes não tem  poupado esforços e sacrifícios em bem fazer a esta terra, por sem dúvida digna de todas as atenções dos poderes públicos.

É incontestável que nenhum habitante do Ceará-Mirim tem havido que com mais dedicação e com o sacrifício de sua própria saúde e até mesmo de seus haveres, se prestasse a dotar o Ceará-Mirim dos benefícios materiaes de que hoje felizmente gosa, devidos sem dúvida aos esforços incessantes d’aquelles dous prestantes cidadãos.

Entre outros de taes benefícios e apar do nobre e humanitário exercício da caridade, que com largas mãos souberão dispensar sempre à pobresa desvalida, merece-nos especial mensão a obra do grande e solido aterro dp Carnaúbal, que o primeiro fez construir em benefício do transito público, e que é de incalculável vantagem, desde que do lugar desse aterro desappareceo o tremendo lamançal  que ameaçava, antes, absorver as pessoas e cargas que nelle transitavão; e a não menos importante abertura  e esgoto  das corôas de Capim, praticado resolutamente pelo segundo, o sr. Julião C. W. derivando-se dessa abertura e esgoto imensos benefícios aos terrenos baixos do mesmo vale, que, por falta de um semelhante melhoramento, quase que se havião tornado incultos.

Aceitem, pois, o sr, Samuel e o sr. Julião Carlos a expressão sincera do nosso reconhecimento, pelos reaes benefícios que acabão de fazer à esta terra digna e muito dina de melhor sorte.

 

Sítio Coqueiros, 13 de Novembro de 1878

Vicente Ferreira Nobre