segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A OBRA E O ARTISTA

ENSAIO CONTEMPLATIVO

A OBRA E O ARTISTA

Momento ímpar para nosso dileto artista plástico Julio Siqueira, ver sua obra prima subir, como se fosse pro céu, e, lá de cima, um simulacro, protegendo toda Ceará-Mirim, sua gente...envolvendo o vale com seu manto azul celestial.... O menino que entrou para a história através de seu talento e da inspiração divina...Os artistas têm, felizmente, a inspiração da alma, que é uma ponte para o universo metafísico e o olho mágico a fim de criar o que não é possível ver com o olhar..Parabéns amigo, esta é a primeira de suas grandes conquistas!!


3 comentários:

  1. Corrija-me, se errada estiver.
    Fui conhecer um pouco de perto essa cidade, fiquei encantada com tanta história à ela atrelada. No meio de tanto encantamento houve um entristecer ....um vazio, um sofrer. Explico.
    Não sei ao certo se o que vi, fora sucesso ou realização ?! contudo nunca vi, pô na mão a assinatura de quem faz restauração.
    Talvez, tenha sido um transe ou algo do tipo, mas que fica mais bonito quando um artista se desnuda de si, e deixa pra quem quiser conhecer o artífice que ele é.
    Mais original. Na história temos tantos e só quem conhece a arte sabe e conhece a alma de quem entra pra história
    sem deixar tanto espanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que você entenda assim, o artista continua a existir, mesmo que ache que a arte se faz por si mesma. Sei que as vezes temos esse arrebatamento pelas obras de arte, mas querendo ou não é o sangue de uma pessoa ali, é a visão de alguém. Então faz total sentido o artista por o nome na obra de uma forma ou outra. É algo reconhecido e normal nas artes plásticas.

      Excluir
    2. Não sei se entendi. Os paineis no teto do Santuário foram pintados pelo artista Julio Siqueira. Não tem restauração. O que realmente é lamentável nessa história foram os painéis pintados por José Lemos em 1954 não terem sido restaurados. E, parece, que sumiram.

      Excluir