domingo, 21 de novembro de 2010

ANETE VARELA

Ruínas do engenho Diamante

DIAMANTE
Carro de boi, açúcar, rapadura,
Fazem lembrar o engenho Diamante;
Hoje a saudade dentro em mim perdura,
De minha infância que já vai distante!

Nunca existiu em mim dor, amargura,
Quando eu era criança – e, bem galante,
Ia correndo, cheio de ventura,
Pelo capim, macio e verdejante.

Na Casa-Grande, em cada canto, eu via
Um rosto amado cheio de ternura,
A me fitar com risos de alegria.

Já vai longe aquele tempo amigo!
Só me resta, de tudo, a noite escura
Desta saudade que ficou comigo!
Ana Augusta da Fonseca Cabral - ANETE VARELA
Conhecida como Anete Varela nasceu na cidade de Ceará-Mirim/RN era filha de Manoel Varela Buriti e de dona Elvira da Fonseca e Silva Buriti. Trabalhou como secretária no Hospital Maternidade de Ceará-Mirim e na Clínica 29 – BENFAN.
Participação em publicações e eventos:
Participou do 3º volume de “Trovadores do Brasil” de Aparício Fernandes em 1970.
4º Festival Brasileiros de Trovadores na cidade de Maringá no Paraná, onde recebeu menções honrosas em 1977.
Concurso de Poesias da Fundação José Augusto em Natal/RN em 1978.
2º Concurso de Trovas de Bandeirantes em 1978 em Maringa Paraá denominado II Jogos Florais.
Participou do Anuário de Poetas do Brasil em 1978 – 1º volume de Aparício Fernandes.
Participou do primeiro centenário de nascimento do Dr. José Pacheco Dantas em Ceará-Mirim/RN no mês de agosto de 1978.
Participou do Anuário dos Poetas do Brasil em 1979 – 1º volume de Aparicio Fernandes.

Em outubro de 1992 a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim na administração do prefeito Jorge Câmara publicou o livro “RETALHOS DE SONHOS” da Poetisa Ana Augusta, como diz o ex-prefeito Dr. Murilo Barros na apresentação do livro: É uma forma de homenagear uma artista pela modéstia e pelo amor à nossa terra.”
Em 24 de setembro de 1993 a prefeita Terezinha de Jesus da Câmara Melo, através do Decreto nº 709/93, cria a Sala Infantil do Estudo Poetisa Ana Augusta da Fonseca Cabral, na Biblioteca Publica Dr. José Pacheco Dantas.

3 comentários:

  1. Oi Gibson!
    Muito me emocionou essa sua singela homenagem a minha tia Anete! Descobri você graças a Maninha, procurando alguma informação ou foto sobre o encontro da família Sobral. Aqui porém, nada encontrei a respeito...Encontrei sim, um verdadeiro resgate da história de Ceará-Mirim e dos que forjaram essa história.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, encontrei nos pertences da minha mãe falecida há 11 anos, e guardo até hoje, um poema de Anete Varela.Gostaria de poder compartilhar.
    VELHICE: MEU ÚLTIMO POEMA

    POR ONDE ANDAM
    O BRILHO DOS MEUS OLHOS,
    A MACIEZ DA MINHA PELE
    E A BELEZA DOS MEUS CABELOS?
    POR ONDE ANDAM
    O OTIMISMO, A MINHA ALEGRIA
    E O MEU DESEJO DE VIVER?
    POR ONDE ANDAM
    OS MEUS SONHOS
    AS MINHAS ESPERANÇAS
    E AS MINHAS ILUSÕES?
    POR ONDE ANDAM
    A MINHA INFÂNCIA QUERIDA
    E O GRANDE AMOR DA MINHA
    MOCIDADE FANTASIADA DE FELICIDADE?
    A VELHICE TUDO ACABA,
    NOSSO CORAÇÃO ENDUREÇE,
    TUDO EM NÓS FENECE.
    NOSSOS OLHOS CANSADOS DE CHORAR
    FAZEM NOSSO CORAÇÃO SANGRAR...
    FICA APENAS O PERFUME DA SAUDADE
    PARA NOS EMBALSAMAR...
    (ANETE VARELA)
    Posso postar no facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um FotoPoema com esta obra poética de Anete Varela. Vou publicar novamente..

      Excluir