segunda-feira, 9 de julho de 2012

PARQUE BOCA DA MATA. UMA TRISTEZA!



Hoje fiquei surpreso quando observei o estado em que se encontra o pouco que resta do “Parque Municipal Boca da Mata”. Esta área foi conquistada pelo Ministério Público, uma luta do promotor Antonio Siqueira para ser uma área de preservação que foi criada em 2008. No entanto, estão derrubando a mata e contrabandeando sua fauna e flora.
Torna-se visível o roubo e o desmatamento em toda sua extensão. É certo que o parque foi apenas criado e inaugurado, entretanto, efetivamente, nunca foi feito nada que o ajudasse a se recompor da degradação e do desmatamento.
Há LEI no município que orienta seja plantada uma árvore naquele local por cada recém-nascido na cidade. Não tenho conhecimento se isso está sendo cumprido. Na verdade há uma área de quase 100 hectares aparentemente abandonada e entregue aos ESPERTOS que, na calada da noite ou mesmo durante o dia, estão se apropriando desse PATRIMÔNIO MUNICIPAL.

A Lei Orgânica do Município no Capitulo IV do Meio Ambiente, Art. 98 diz que:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Publico e à coletividade o dever de defendê-lo, e de harmonizá-lo, relacionalmente, com as necessidades do desenvolvimento socioeconômico, para as presentes e futuras gerações.
No Parágrafo Único do mesmo Art.98: Para assegurar a efetividade desse direito, incube ao Poder Público:
I – Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistema;
II – Preservar e diversificar a integridade do Patrimônio genético do Município e fiscalizar, nos limites de sua competência, as entidades dedicadas à manipulação de material genético;
III – Definir, supletivamente à União e ao Estado, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através da lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;
IV – proteger a FAUNA e a FLORA, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade;
V – Obrigar aquele que explora os recursos minerais a recuperar o maio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei;
VI – Exigir o reflorestamento pela respectiva empresa de área de vegetação, de onde retirem matéria prima para combustão;


Diante do exposto, é necessário que a população cobre dos candidatos, nesta eleição, o cumprimento da Lei Orgânica que é dos anos 1990 – quem sabe até fazer as alterações necessárias às novas realidades. Por que, senão, o Parque e “Área Verde” do município terminarão sucumbindo às especulações imobiliárias.
Vamos observar, NAS PROPOSTAS DE GOVERNO, o que está sendo abordado para o meio ambiente, a cultura, educação, saúde, segurança, entre outros. É hora da juventude de nossa cidade lutar por uma terra com oportunidades e melhor qualidade de vida. É responsabilidade das novas gerações mudar o sistema político que foi instalado “culturalmente” durante décadas. Um processo falido e injusto, em que os poderes de barganha e econômico imperam nas escolhas, que deveriam ser feitas democraticamente, no entanto, ainda convivemos (infelizmente) com práticas centenárias, em que o “voto de cabresto” ainda roda nas eleições. É um fato, que mudou a forma de fazê-lo, porém, a essência é a mesma.
A degradação do meio ambiente não está sendo somente no Parque Municipal, ela ocorre drasticamente na bacia do rio Ceará-Mirim, principalmente na utilização da areia do rio para a construção civil e nos dejetos jogados no leito. As lagoas de decantação do município é um processo ultrapassado. É necessário que haja saneamento em toda cidade e seja instalada uma usina de tratamento. Além disso, fazer cumprir a lei e reflorestar todas as matas ciliares da bacia hidrográfica do rio Ceará-Mirim. Há exemplo de sucesso com relação ao reflorestamento e recuperação das fontes de água de nossos olheiros. Um exemplo real de reflorestamento no manancial é a recuperação de uma nascente no Rancho Boca da Mata, cuidada por Luiz Correia.
O povo tem o poder de escolher e não é possível que em pleno século XXI onde as tecnologias e a era da informação tornam as comunicações mais rápidas e visíveis, ainda tenhamos que nos curvar às práticas arcaicas de uma gestão pública falida em que os interesses do povo estejam sendo colocado (na prática) em segundo plano, sob uma injusta administração voltada apenas e simplesmente para projetos pessoais.
O ocupante da Cadeira do Solar Antunes deve ter em mente que a cidade e sua população são prioridades e que os projetos de governo apresentados sejam direcionados para o bem estar da população, gerando empregos e qualidade de vida.
Este singelo texto não é nenhum manifesto, nem protesto, apenas, chamo a atenção de nossos conterrâneos para analisar bem quem escolherão para governar a cidade e sua gente. O voto é um instrumento pessoal e uma arma que pode ser usada contra práticas de corrupção, maracutaia, prepotência, ganância, mentira, usura...O voto, neste período de campanha eleitoral, é muito valioso, mas, esse valor não é material, é um valor moral, um valor de cidadania...CEARÁ-MIRIM TEM JEITO!!!

Um comentário:

  1. Meu amigo ,venho por meio deste revoltante comentário que o hoje em ceará mirim em todos os lados da cidade este tipo de atividade só vem crescendo ;outro dia participei das atividade escoteira pela trilha (ecológica) que esta cendo explorada por pessoas não altorisada,que me deixou muito indiguinado por ser uma trilha(ecológica) tenho muito apreço pelo comentário do senhor .E parabeniso o seu trabalho.

    ResponderExcluir