domingo, 13 de junho de 2010

EUCLIDENOR MARTINS

Eu presenteando o amigo com meu livro Ceará-Mirim memória iconográfica

Hoje conheci pessoalmente meu amigo Euclidenor, filho de Ceará-Mirim que foi morar em São Paulo no final dos anos 1960. Ele é irmão do pai de Euds Martinelli e fazia muitos anos que não visitava sua terra natal.
Através de conversas comigo em 2008 Euclidenor localizou sua família, sua cunhada e seus sobrinhos. Ele conta que foi um dos dias mais emocionantes de sua vida, pois perdera o contato com a família e, naquele dia em que falamos, abria-se um grande caminho para sua volta e um novo relacionamento com seus familiares que ainda não conhecia.
Ainda menino, no ápice dos arroubos juvenis, trabalhou com Milton Araujo no comércio e posteriormente, trabalhou na Usina São Francisco. Alí iniciou os trabalhos transportando açúcar em carro de mão, o que fazia com muita habilidade, chamando atenção de seus superiores que, devido a todo o esforço, o premiaram com consecutivas promoções.
Nos idos de 1960, lá para o segundo quartel daquela década, Euclidenor recebe uma proposta, talvez seu maior desafio, de ir para São Paulo com Miguel Santana e seu filho Expedito Santana, que fazia transporte de carga para aquela cidade. Viajou por oito dias sentado no capô do motor do caminhão.
Chegando a cidade de São Paulo ficou por trinta dias cuidando do quarto em que se hospedara com o filho de Miguel Santana e outros dois rapazes. Certo dia recebeu uma proposta para trabalhar com um português que tinha comércio ali perto. Posteriormente um amigo o levou para trabalhar em uma empresa transporte urbano intermunicipal Expresso São Bernardo. Iniciou suas atividades como cobrador, fiscal de linha e finalmente sub-chefe de tráfego. Sua permanência na empresa durou nove anos. Em 1972 inciou o curso de Assistente de Monitor em uma escola industrial, concluindo o mesmo em 1975, ano em que pediu demissão da empresa e foi em busca de melhores condições de trabalho. em 1975 empregou–se na Mercedes Benz trabalhando como inspetor de qualidade, saindo em 2002 como auditor de qualidade, realizando diversas auditorias e qualificações no exterior.
Do Ceará-Mirim de outrora tem muitas recordações principalmente dos lugares em que viveu e trabalhou, recorda do Boinho de seu Agenor, a loja de cal de Milton Araújo, porém, o que mais representou na sua breve estadia na cidade foram os ensinamentos de Tenente Djalma Ribeiro. Aprendeu muito com o Mestre, principalmente princípios básicos de cidadania em que o respeito e a responsabilidade estavam acima de qualquer coisa.
Foi discípulo do saudoso tenente quando era o representante do grande desbravador Baden Power, pioneiro no escotismo, e criou em Ceará-Mirim, no inicio dos anos 1960, o grupo de escoteiros São Jorge, cuja sede ficava em uma residência ao lado do velho sobrado dos Antunes Pereira, hoje Solar Antunes - sede da prefeitura.

Tenente Djalma e o Grupo de Escoteiros São Jorge em frente a sede - década de 1960

Nessa casa nasceu o engenheiro Julio Gomes de Senna

Da visita de meu amigo fica a saudade e a satisfação de conhecer pessoa tão interessante. No pouco tempo em que conversamos aprendi a gostar dele e respeitá-lo, pois uma amizade sincera é muito difícil nessa atualidade maluca e globalizada. Espero que continuemos a nos comunicar sempre e que ele, seja mais um baquipiano a divulgar nossa terrinha nesse Brasil varonil de tanta diversidade.
Amigo Euclidenor obrigado pelas visitas: aos seus familiares, à sua cidade natal e a esse seu amigo cibernético que sempre estará disposto a lutar pelo bem da memória de nossa província verde aquarelada. Foi uma grande satisfação conhece-lo pessoalmente e obrigado também pelas fotografias e músicas.

4 comentários:

  1. Sempre foi um grande prazer estar em sua companhia, mas essa tarde de domingo(13) foi realmente especial, ao lado do meu tio Euclidenor que até então só conhecia por Internet, relembrando o seu passado com uma satisfação que dava gosto de ver, foi emocionante. Obrigado pela oportunidade de presenciar aquele momento. Conte sempre com o seu amigo aqui. Um grande abraço!!!!
    Ps. Ainda não tenho o seu livro em???

    Euds Martineri

    ResponderExcluir
  2. Gibson! Esse meu amiguinho aí na terrinha né? rs.... Boa pessoa, vale ser lembrado sempre pelo seu caráter, batalhador p/uma vida dígna, e consciente da nossa terrinha verde q sempre fala c saudades. Parabéns Gibson pelo trabalho maravilhoso do seu blog. Bjs. Sua artista Licinha

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, hoje sou um dos representantes do grupo escoteiro do 14º que desde setembro em assembleia alterou o nome para o ten. Djalma que por sua vez parte da sua diretoria, que está em busca da história do escotismo em nossa cidade e parcerias para fortalecer muito mais o interesse dos envolvidos, as informações neste blog, é muito importante. Desde já o nos somos grato. E esteja convidado a comparecer a nossa humilde sede, na rua Oscar Brandão aos domingos.

    ResponderExcluir
  4. Um cara que admiro muito, hoje apesar da distância um grande amigo

    ResponderExcluir