quinta-feira, 1 de julho de 2010

JUNHO NO CEARÁ-MIRIM

JUNHO NO CEARÁ-MIRIM
18 de junho de 2010 Por Mariza Roque da Fonsêca
Do blog Autorretrato.zip.net

É um mês de muitas festas. Começando com o dia dos namorados (12). Pode-se dizer que é o dia mais romântico do ano! Para todos aqueles que se amam é um dia muito especial em que os amantes manifestam, com carinho especial, o seu amor.

Cartões, flores, músicas e presentes. Tudo é pouco para mostrar o quanto a outra pessoa é importante. Um jantar especial, uma volta ao lugar do primeiro encontro ou um motel fazem parte do ritual amoroso. Um passeio de mãos dadas pelo Shopping, uma sessão de cinema também é o máximo… Tudo depende do grau de intimidade que existe entre os namorados. O importante é estar juntos e felizes!

Outros dias festivos são: dia de Santo Antônio (13) o santo casamenteiro, São João (24) e São Pedro (29), os três santos das festas juninas com suas quadrilhas e comidas típicas: canjica, pamonha, milho assado e cozinhado. Bolos de milho, carimã, preto, batata e macaxeira. Delícias da culinária nordestina. Tudo de bom!

As fogueiras… Lembram a minha infância e adolescência. Meu pai fazia uma fogueira enorme. As adivinhações: da bananeira, das agulhas na bacia, da aliança no fio de cabelo, da moeda na fogueira… Eu fiz todas, era um divertimento. Entre outras datas importantes, neste mês destaco dois religiosos: Pentecostes (3) e Corpus Christi (11).

Temos, também, a semana do meio ambiente que começa no dia primeiro onde se comemora o dia da Ecologia e o dia mundial do meio ambiente (5). O dia do Funcionário Público Aposentado (17).

Tenho dúvidas sobre “comemorar”, com tantas perdas ao longo destes vinte anos. Dia da Renovação Espiritual (28), um bom motivo para rever nossa espiritualidade. Finalmente, o dia 29 que além de São Pedro, São Paulo e do Papa é também o dia da Telefonista e do Pescador, portanto, um dia de muitas comemorações.

Vamos começar este mês com a oficialização de que Natal está incluída no rol das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 1914. Muitas pessoas ficaram radiantes com a notícia.

De minha parte receio que o ônus seja muito pesado para um país e um estado aonde tudo é deficiente: segurança, educação, saúde, moradia e a maioria dos salários são vergonhosos. Sei não… Receio que o povo pagará muito caro por isto. Mas enfim, o que fazer? Viver cada dia com fé em Deus, Sabedoria e a Esperança que nunca morre de que dias melhores virão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário