quinta-feira, 14 de maio de 2020

SALVE MESTRE TIÃO OLEIRO



SALVE MESTRE TIÃO OLEIRO

Em outubro de 2018 o Brasil se despedia de uma grande estrela da cultura popular, o Mestre Tião Oleiro, cuja luta em defesa das tradições de sua terra, o levou ao mais alto reconhecimento quando recebeu as medalhas do Mérito Cultural pelo Governo Federal, Medalha Djalma Maranhão pela Assembleia Legislativa do RN e Medalha Deífilo Gurgel pelo Governo do Estado do RN. Todas as homenagens dentro das comemorações pelo seu centenário em 2014.

Ainda em 2014 solicitei ao presidente da Câmera de vereadores, Renato Martins, que apresentasse projeto tornando 14 de Maio Dia Municipal da Cultura. Renato apresentou o projeto e o então prefeito Peixoto sancionou a Lei.

Conheci o Mestre lá pelos idos de 1999 em um passeio de bicicleta com o amigo Mucio Vicente. Naquela oportunidade Mucio me levou até a residência do velho Griô. Fomos apresentados e marcamos outra visita para que pudéssemos conversar melhor e alongar a prosa por mais tempo.

Foi a partir dessa prosa que iniciamos uma história de vida até o dia de seu encantamento. Foram muitas experiências vividas durante nosso tempo de convivência. Cada encontro com o sábio ancião era uma nova oportunidade de aprendizagem. Foram muitos ensinamentos.

Em 2002, aluno do curso de Arte pela UFRN, fizemos uma atividade para a disciplina de Folclore Brasileiro onde pesquisamos o grupo folclórico Congos de Guerra de Guanabara que era liderado pelo Mestre Tião. Durante a culminância do projeto de pesquisa, o grupo folclórico se apresentou no Teatro do Deart na UFRN. Foi uma apresentação inesquecível. Aquele dia foi o início de nossa luta em defesa da valorização, fortalecimento e preservação dos grupos tradicionais da região de Ceará-Mirim.
Em 2004 quando monitor do PROJETO MOVA BRASIL – alfabetização de Jovens e Adultos, fizemos pesquisas com os alunos sobre a cultura popular de Ceará-Mirim destacando Mestre Tião e seu grupo folclórico Congo de Guerra de Guanabara. O projeto foi classificado para ser apresentado no FÓRUM SOCIAL NORDESTINO em Recife no ano de 2004. O Fórum deu oportunidade para os Mestres Tião Oleiro e Zé Baracho mostrarem todas as suas qualidades e capacidades criativas.
Em 2008 o Canal Futura produziu um documentário chamado “A beleza do meu lugar” que homenageava 16 mestres de cultura popular de todas as regiões do Brasil e o mestre Tião estava entre eles. Esse material é divulgado em todos os países que transmitem as programações do Canal Futura. Dessa forma o mestre ficou conhecido em várias partes do mundo. O documentário concorreu ao 19º prêmio internacional de curtas em São Paulo no ano de 2008

Ainda em 2008 o Projeto Vernáculo, coordenado por Cleidiane Vila Nova, Ianne Maria e Rita Machado, produziu um vídeo sobre o Congo de Guerra de Guanabara onde apresentava a luta dos mestres Tião Oleiro e Zé Baracho pela preservação do grupo. O documentário concorreu ao 9° Prêmio de Curtas Potiguares em 2009.
Em 2009 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte através da Lei do Registro do Patrimônio Vivo do RN. O Prêmio concedeu uma bolsa mensal até o final de sua vida.

Apesar de agricultor e foguista de engenho de açúcar, a arte era o alimento da alma do bardo ancião, era mestre de cultura popular, sanfoneiro e cantador de coco. Viajou muito pelo interior tocando seu fole de oito baixos. São muitas histórias que um dia serão contadas.

Ficaram suas lembranças e seus ensinamentos e, o que levarei para sempre, é que nunca deixe de lutar, mesmo que a esperança esteja minada de incertezas, é preciso seguir em frente!!!

Que a arte consiga superar todas as formas de incompreensões tendo como resposta o bom combate, criatividade e muitos questionamentos!!

Textos sobre Mestre Tião:

Nenhum comentário:

Postar um comentário