terça-feira, 1 de junho de 2010

MARIA ALICE BRANDÃO

Conheci Alice Brandão há alguns anos. Ainda menino a via passar em direção ao casarão de sua família, construído nos idos de 1940 pelo Mestre Manoel Marques. Sempre a admirei e, naquela época, não era ainda artista conhecida. Sua mãe, sim, era a maior artista plástica da província baquipiana de seu tempo.
Alice saiu de Ceará-Mirim, sua cidade Natal, e aventurou-se por este Brasil gigante onde tentou vencer seus próprios desafios interiores, desenvolver sua espiritualidade e aperfeiçoar a sensibilidade artística, característica da família materna.

Retrato do folclorista potiguar Luis da Câmara Cascudo pintado por Alice

Andou por muitas terras e, na maioria das vezes, não se adaptou. Sempre que isso acontecia alguma desculpa era criada para justificar os desacertos e nunca parava para fazer uma autocrítica. A própria artista acredita que a crítica é perigosa e pode ferir o orgulho do indivíduo, alcançando o seu senso de importância e gerando ressentimentos.
Anos de experiências e algumas desilusões ensinaram que é necessário rever velhas opiniões, convicções, alentos e temores. As lembranças e análises de ações pretéritas a fazem compreender atitudes levadas pelo entusiasmo juvenil, por isso, hoje, tem como orientação, se criticar e empregar suas experiências e conhecimentos no cotidiano para tirar boas lições de vida.
A menina Alice não se adaptava às orientações da família, e, também, ao cotidiano pacato da pequena cidade cujo jeito de viver era plenamente conservadora. Por esta razão nunca procurou conhecer sua terra profundamente e participar de sua vida social.
Suas atitudes criaram interiormente uma antipatia sobre sua cidade natal, ofuscando suas belezas, o cotidiano e a própria vida social, principalmente quando participava de reuniões com a família em que eram narradas histórias hilariantes, ouvia casos do sofrimento dos negros nas senzalas e do preconceito senhorial, cujos poder e ganância eram prioridades de uma classe alta, burguesa, em detrimento do sofrimento de seres humanos considerados inferiores. Tudo isso criou uma revolta contra tudo e todos.
Sua memória era aguçada pelo cheiro da cana, do bueiro das usinas, do manto preto de pó... de folhas queimadas, cuja consequência era o aumento de crianças e adultos com problemas respiratórios em intermináveis filas na porta do hospital e as incansáveis reclamações das donas de casa e habitantes pela sujeira causada pela fuligem das velhas chaminés.
As lembranças da artista estavam pautadas em gritos de cativos africanos, no ranger das moendas inglesas de antigos engenhos, cujo caldo de cana era misturado ao sangue, suor e óleo, fazendo funcionar uma enlouquecida e sofrida engrenagem humana.
Essa desagradável situação virou um velho hábito para ressuscitar suas recordações em que o grito que ecoa não é mais o escravo de antigamente, mas daqueles que mata a fome da ignorância, da pobreza... dos que dão a chance de sobrevivência aos trabalhadores braçais e usurpam sua liberdade para fortalecerem seus patrimônios numa nova forma de escravidão em que os serviçais ganham parcos salários levando uma vida miserável.
Dos tempos de antigamente, do Ceará-Mirim senil, recorda uma terra lendária, cheia de tradições aristocráticas, tradição rural, de idolatria, da Padroeira Nossa Senhora da Conceição... recebendo muitas Marias da Conceição em seu dia 08 de dezembro. As famílias primitivas: Os Carrilhos, Cavalcantis, Antunes, Basílios, Varellas, Pereiras, Pachecos, Sobrais, Oliveiras, Machados, Cid (seus avós) e Brandão do Patriarca Dr. Oscar Brandão, seu avô paterno.
São memórias guardadas da época em que as babás contavam histórias e lendas acontecidas no período áureo da cana de açúcar, quando as senhoras de engenhos, como Dona Domdom, queimava as negras com um ferro de passar roupas, quando estas tostavam seus vestidos ou Dona Antonia Viana, primeira esposa de Zumba do Timbó, quando mandava pregar os lóbulos das orelhas de suas escravas e depois as chamava para que parte de seu corpo ficasse no prego. Suas malvadezas proporcionaram a lenda de que em seu túmulo habitava uma serpente metamorfoseada de seu corpo inerte e sempre o ofídio místico lutava para romper as paredes do túmulo tornando-os permanentemente com rachaduras.
No período de sua permanência quando criança na Antiga Boca da Mata guarda os passeios com seu pai, o empresário Cleto Brandão, na feira livre de Ceará-Mirim, a conversa da gente do interior, o colorido de frutas e verduras, o cheiro da feira... uma babel multicolorida entrecortada de estreitos labirintos que jamais esquecerá.
Minha relação com Alice se deu em três momentos distintos. No primeiro a conheci através de sua obra e daqueles instantes relâmpagos em que nos cruzávamos na rua. O segundo momento foi em 2000 quando o artista plástico cearamirinense Vilela realizou uma vernissage e fui um de seus colaboradores. Foi nesse evento que a conheci pessoalmente, conversamos e trocamos muitas gentilezas, pois a mesma também gostaria muito de me conhecer pelos trabalhos que já fazia com cultura naquele tempo. Depois disso não nos vimos mais, ela foi embora de Ceará-Mirim, e ficamos por um longo período sem nos comunicar.
A internet tratou de nos aproximar novamente e passamos a nos comunicar frequentemente. Quando fazia meus singelos ensaios fotográficos e publicava em minha página do Orkut a artista, quando achava conveniente, usava uma das fotos como modelo para seus conhecidos quadros, ora realistas e ora picassianos o que me enchia de orgulho, pois era parceiro artístico de Alice Brandão atualmente ícone da pintura brasileira, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua obra de mais de quinze mil quadros.
O terceiro momento que nos vimos foi em janeiro de 2010 quando a “Picassa” tupiniquim visitou nosso ubérrimo vale aquarelado. Marcamos um encontro relâmpago no qual fui presenteado com três de suas obras. Dentre as telas da artista estava uma de enorme valor histórico e cultural, pois era o retrato do famoso e temível Zumba do Timbó, coronel e senhor do engenho Timbó. Esse foi um presente especial que irá para a Galeria Municipal no dia em que o poder público, através de seu representante legal, se conscientizar e construir para Ceará-Mirim um Memorial em que a população possa conhecer sua história e sua cultura através de trabalhos artísticos, equipamentos, objetos, fotografias de seus antepassados.

Retrato do Coronel Zumba do Timbó - senhor do Engenho Timbó - pintado por Alice

Falar da Arte de Alice é uma responsabilidade indescritível, pois ela está acima de minha capacidade provinciana, no entanto, lembro das primeiras telas que vi, uma natureza morta, cujas frutas pareciam verdadeiras e os efeitos de luz e sombra vivificavam cada uma delas. A outra, uma paisagem de uma casa de campo onde podíamos sentir o cheiro do mato, ouvir a sinfonia dos pássaros e o borbulhar da água. Posteriormente percebi outras obras indiscutivelmente primorosas que eram retratos de pessoas de Ceará-Mirim.
Atualmente nossa Picassa não precisa de apresentações, pois seu talento é reconhecido por grandes nomes da arte potiguar e brasileira e suas exposições são verdadeiros passeios em que a fruição do espectador é concentrada em verdadeiras obras cuja criação é inovadora e diferenciada ou realisticamente fiel aos grandes gênios renascentistas ou impressionistas, depende do tema trabalhado.

Para conhecer parte da obra da artista e um pouco de sua biografia acesse o blog de Ceicinha Câmara:

http://nlusofonia.blogspot.com/2010/05/homenagem-artista-plastica.html

e quem interessar fazer contato com Alice e conhecer melhor sua obra acesse:

malice.bezerra@hotmail.com

licinhabrandao21@gmail.com

alicebrandao21@yahoo.com.br

Blog: http://licinhabrandao.multiply.com/


Um comentário:

  1. Gibson, que lindo este seu texto sobre "Licinha Brandão". Confesso que não a conheço pessoalmente, apesar de ter estudado com seu filho Giuliano no CSA, mas nunca tive o prazer de vê-la! Lembro-me de suas primeiras obras perambulando por todos os lados de Ceará-Mirim e muitos a não darem valor à prata (ou melhor, ouro) da casa. Licinha é possuidora de uma veia artística muito singular, que transporta-me à deriva, detendo-me a atenção e até aflora más e boas recordações do nosso Verde Vale. Precisamos divulgar mais esta artista da casa, cosiderada por alguns conhecedores como a "PICASSA DO BRASIL" e isto é uma glória! Pena a nossa cidade, mesmo depois de mais de 150 anos de idade, ainda não ter acordado desta letargia que aflora na atual população! Admiro sua força de vontade, Gibson! Enquanto isto, vamos deixar as nossas alegres recordações eclipsar a nossa infelicidade e vamos deter nossos pensamentos com estes raros momentos de felicidades que experimentamos nesta linda vida. Um grande abraço da amiga, que ver seus dias passarem em terras de Fernando Pessoa e gosta de contá-los.
    CEICINHA CÂMARA

    ResponderExcluir