quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

10ª FECIMAS - 2010

Banner com homenagens a mim e Franklin Marinho
Nos dias 25 e 26 de novembro a Escola Municipal Professora Maria Ester Paiva em Massangana, realizou a FECIMAS/2010, com a temática; "Ceará Mirim: tempo e espaço da cultura potiguar.", a escola pretendeu provocar uma reflexão sobre o patrimônio histórico e cultural do município, lançando um olhar de preocupação, indignação e inquietação como estão sendo tratados os aspectos da cultural local, ao mesmo tempo também comemora parcerias inéditas como a do SESC-RN que também está se juntando a este grande projeto educativo e social que é desenvolvido pela EMEP e agora completa uma década de muito sucesso , responsabilidade e credibilidade, juntam-se também a esse ideal já alguns anos, a BRASECO e a CBTU , além de outras instituições que acreditam no poder da transformação social pela via da educação.
A décima edição da Fecimas - Feira de Conhecimentos e Integração de Massangana foi encerrada na sexta-feira, 26/11/2010 com as palestras interativas da Braseco S/A. e da CBTU, a
ntes das palestras , alunos da Educação Infantil e Fundamental - anos iniciais:( 1º ao 5º ano) presentearam o público presente no evento, com diversas apresentações teatrais com releituras de obras clássicas da literatura infantil e juvenil; ( Branca de Neve, Os três porquinhos, A linda Rosa Juvenil, O Nascimentro de Cristo, A felicidade das Borboletas, etc). O dia foi de muitas alegrias e fortes emoções, pela manhã, aconteceu um bate papo com o memorialista local Flanklin Marinho e os alunos do 9º ano da escola, no início da tarde Flanklin Marinho e o pesquisador e professor Gibson Machado foram homenageados por alunos e professores do turno noturno como ícones da cultura cearamirinense. Segundo a organização do evento, a participação da comunidade foi maciça e de fundamental valor." Muitas pessoas visitaram os estandes produzidos pelos alunos, as exposições de Nísia Floresta e João Cândido e participaram ativamente das palestras de Educação, Saúde e Cultura, mais uma vez a EMEP cumpre seu papel com a comunidade local, a gente fica muito feliz quando isso acontece, é uma resposta positiva da sociedade ao trabalho desenvolvido pela instituição escolar". comenta a gestora da escola, profª Marta Pessoa, que em nome da Escola agradece e divide com todos os alunos, professores, funcionários, colaboradores e parceiros o sucesso do projeto.
Fico muito lisonjeado quando convidado para participar de eventos culturais e palestras nas escolas de Ceará-Mirim. É uma emoção constante porque é o reconhecimento do esforço por aquilo que lutamos e, também, é a certeza que as sementes plantadas estão começando a brotar, refazendo e reinventando um novo caminho.
Fui à Massanganda para falar a respeito da cultura popular de Ceará-Mirim representados pelos seus folguedos, costumes, artesanato, lendas, culinária, medicina popular e tantas outras tradições. Contribuímos, também, com a exposição fotográfica que tinha sido realizada no concurso de fotografias Dr. Julio Gomes de Senna produzido pelos alunos da rede de ensino de Ceará-Mirim: E.E. Otto de Brito Guerra, E.M. Dr. Julio Gomes de Senna e SECAT – Centro de Ensino Casa da Titia.

Exposição Concurso Julio Gomes de Senna - 2010

Fiquei bastante emocionado quando descobri que a escola tinha feito uma homenagem a minha pessoa como ícone da cultura cearamirinense, é muita responsabilidade para esse humilde professor e guardador da memória de Ceará-Mirim, principalmente, porque a homenagem estava sendo prestada ao lado do grande mestre Franklin Marinho, essa figura que é, atualmente, a maior “enciclopédia” viva de nossa província do baquipe. Agradeço de coração a escola e me disponho a quando necessitarem estarei à inteira disposição.
São projetos como o da Escola Municipal Maria Ester Paiva de Massangana que provam que é possível fazer uma educação de qualidade através de ações junto à comunidade. É a escola sair de dentro dos muros e conquistar a confiança dos parceiros que estão de braços abertos para contribuir na formação de nossos estudantes.
Parabéns a todos que participaram direta e indiretamente da FECIMAS/2010.

Grupos que encenaram os contos infantis tradicionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário