sábado, 10 de setembro de 2011

THIAGO CÓSTACKZ

Parabéns ao conterrâneo Thiago pelo seu talento e sua criatividade. Voce merece todo sucesso do mundo!

THIAGO CÓSTACKZ RECEBE PRÊMIO POR PROJETOS DE SUSTEMTABILIDADE

Data: 8/9/2011 12:45:55
Postador por: Assessoria de Comunicação e Imprensa



A equipe trabalha nas bases de Santos e de São Paulo auxiliando os jornalistas dos principais veículos do país na produção de matérias e agendamento de entrevistas. Além disso, é responsável por manter atualizado o Twitter, Facebook e YouTube do Curta Santos, que este ano está na 9ª edição. Entre em contato com a gente:             (13) 3021-8833       ou imprensa@curtasantos.com.br.


O artista plástico Thiago Cóstackz, 27 anos, autor de diversos projetos culturais e ambientais é responsável pela arte do 9º Curta Santos, recebe o Troféu Maurice Legeard, durante a Gala de Abertura, por abraçar as causas sociais e ambientais e pela fundação do Museu de Arte Contemporânea Sustentável, marcado pelo pioneirismo no Brasil no Mundo.

Com uma carreira artística bem diversa, realizou intervenções e instalações para as marcas: Hugo Boss, DKNY (Donna Karan New York) e Puma sua patrocinadora oficial. Tem uma legião de pessoas que acompanham seu trabalho em todo o mundo e só nos últimos 4 anos realizou 32 exposições e instalações artísticas.

Como reflexo de sua preocupação com as causas sociais e ambientais, sempre retratada em seus trabalhos, está fundando o Museu Eco, primeiro museu de arte sustentável do Brasil, que também é o primeiro de arte contemporânea do estado do Rio Grande do Norte. Aos 410 anos, a capital Natal não conta com museus de arte nem uma instituição preocupada com a democratização da cultura e inclusão social através da arte.

Cóstackz conseguiu fechar parcerias nacionais e internacionais para o museu e ganhar reconhecimento do público através do trabalho na exposição Mitos e Ícones. Uma mostra manifesto com o apoio de 16 celebridades que posaram para ele, entre elas: Carolina Dieckmann, Fernanda Tavares, Isabella Fiorentino, Dalton Vigh e a princesa Paola  de Orléans-Bragança-Bourbon e Sapieha-Rozanski. Nesta mostra o artista recebeu mais de 100mil pessoas em apenas 40 dias de visitação.

Sua última grande exposição, Tsunami vs. Terremoto, aconteceu em 2010 e reuniu mais de 40 obras suas em São Paulo, fazendo questionamentos sobre política, meio ambiente, Direitos Humanos, antropologia, astrobiologia e física quântica. Entre as figuras retratadas estavam: Charles Darwin, Emily Davidson, Carmen Miranda, Lady Gaga e Stephen Hawking, que, segundo ele, seriam "tsunamis sociais". Uma das influências é a pop art, movimento surgido entre os anos 50 e 60 nos Estados Unidos.

Reforça sua luta pela preservação das espécies severamente ameaçadas na exposição anual S.O.S. Terra, que acontece desde 2008 na av. Paulista e já está em sua quarta edição. Todo o material usado, desde as peças até a tinta corporal aplicada em Cóstackz, é cuidadosamente selecionado para não agredir o meio ambiente. Na música, fez parceria com as bandas: The B-52s, The Cranberries e Roxette.

Lembrando uma das bandeiras da 9ª edição do Curta Santos, a sustentabilidade, o festival faz uma homenagem a Cóstackz em uma época decisiva para a Baixada Santista, que vive um boom imobiliário e pouca atenção para com o meio ambiente.

Troféu Maurice Legeard

O prêmio evoca o nome deste grande agitador cultural francês que escolheu Santos para viver. Inesquecível fundador da Cinemateca Santista e várias vezes diretor do Clube de Cinema de Santos, faz parte da memória cultural da Baixada Santista e do Brasil.


Fonte: http://www.curtasantos.com.br/Blog/Post.aspx?id=454

Um comentário: