domingo, 25 de outubro de 2009

HOMENAGEM AO MESTRE TIÃO OLEIRO E MESTRE JOSÉ BARACHO

HOMENAGEM AOS MESTRES TIÃO OLEIRO E JOSÉ BARACHO

Hoje, 25 de outubro de 2009, no distrito de Massangana, foi realizada ação de cidadania pela Câmara Municipal de Ceará-Mirim, cujo proponente foi o vereador Julio César.
A Câmara Municipal com essas ações vem cumprindo seu papel como instituição do povo. É importante promovê-las uma vez que são beneficiados vários cidadãos através de carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, higiene bucal, atendimento médico, atendimento jurídico, palestras,lazer para as crianças presentes e etc.
Fiquei muito feliz porque o vereador Julio César sensibilizou-se e homenageou o Mestre Sebastião João da Rocha – o Tião Oleiro e José Severino da Silva – o José Baracho, durante o evento em Massangana.

Gibson Machado fazendo a apresentação dos mestres

Na oportunidade fui convidado para apresentar os homenageados à população e falar um pouco sobre suas trajetórias de vida. Segue abaixo o que pude dizer a respeito dos senis amigos... a emoção tomou conta de mim porque é difícil proporcionar momentos como este e, entre a voz e as mãos trêmulas, fui discorrendo sobre cada um deles e de sua importância para o desenvolvimento sócio-cultural de nossa Ceará-Mirim:
"Quero agradecer ao presidente da Câmara o vereador Roberto Lima e ao vereador Julio César, proponente desta homenagem, pela oportunidade de apresentar duas personalidades tão importantes na formação cultural de nosso município.
É com muita alegria que venho nesse momento apresentar duas personalidades muito importantes para a história e a cultura de nosso município, e por que não dizer, do nosso país.

Vereador Julio César durante a entrega da placa ao mestre Tião Oleiro


É um fato a questão da desvalorização dos atores culturais no Brasil. Há uma grande batalha pela preservação e fortalecimento de nossas tradições, através da tenacidade e da luta heróica de seus representantes populares.
Hoje a Câmara Municipal de Ceará-Mirim, através do vereador Julio César, vem reconhecer a importância do Mestre Sebastião João da Rocha – o Tião Oleiro e de José Severino da Silva – José Baracho – na divulgação e preservação das tradições seculares através da transmissão de valores e costumes referentes às culturas ameríndias, africanas e européias, às novas gerações.


Prefeito Antonio Peixoto fazenda a entrega da placa ao mestre José Baracho

O mestre Tião, nasceu em 14 de maio de 1914, foi menino de engenho logo cedo, cuidando da porteira da bagaceira, e, ao longo da vida labutou desde carreiro de boi, inclusive, trabalhando em Marcualhada, fazenda de propriedade do bisavô do vereador Julio César, Manoel Juvêncio. O mestre passou por todas as etapas de engenho e, entre o lazer, identificou-se com a cultura popular.
Em 1935 reestruturou a congada no engenho Guanabara, herança de seu pai o mestre João José da Rocha. Desde então tem procurado divulgar a tradição em todo o território nacional. Seu brinquedo, hoje, é conhecido no Brasil e em vários países, através do programa Toda Beleza exibido pelo Canal Futura e Fundação Roberto Marinho.
O Mestre Tião recentemente foi selecionado, pela Fundação José Augusto, como Registro do Patrimônio Vivo do RN, projeto do deputado Mineiro, que selecionou sete mestres e três grupos folclóricos do RN. Ceará-Mirim foi contemplado com a seleção do Grupo Cabocolinhos e com o mestre Tião.
O Bardo Menestrel José Baracho nasceu José Severino da Silva em 04 de julho de 1929 e, desde os 12 anos assumiu a responsabilidade da casa quando seu pai Faleceu. Ainda criança tomou para si a responsabilidade sobre seus irmãos e sua mãe e desde então nunca parou de trabalhar.
Sempre teve sua vida voltada para a agricultura, no entanto, ouvindo os cantadores de viola, que floreavam o vale com suas canções e romances medievais, resolveu que seria poeta e divulgador das histórias e romances do seu povo. Além de poeta José Baracho participou de muitas tertúlias onde a atração principal era o côco de roda, tem orgulho de ser poeta, de recitar poesias medievais em décima, sétima, oitava e decassílaba, não importa a rítmica do poema, o que interessa é interagir com a platéia improvisando e recitando uma longa toada onde o mais importante são os temas, os motes...os galopes à beira mar: "mulher nova bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor"... assim é o mestre.
Aos dez anos tomou gosto pela congada, brinquedo popular que faz referência a batalhas medievais travadas entre moiros e cristãos, mulçumanos e europeus e, também, a rainha Ginga, soberana africana que muito contribuiu para a história de nossa formação etnológica.
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim, através do vereador Julio César, faz, hoje, o reconhecimento da contribuição que esses dois heróis têm dado para a formação da história sócio-cultural de Ceará-Mirim, que, apesar, de anônimos desconhecidos, construíram, ao longo de suas vidas, um verdadeiro patrimônio histórico, uma biblioteca de saberes populares que somente aqueles que têm sensibilidade, poderão digeri-los intelectualmente.
É preciso que valorizemos nossos pares, nossa terra, o berço onde nascemos, como diz o grande Picasso, para pintar o mundo, é preciso começar pintando nossa aldeia. E esse amor à terra está explícito na frase do mestre José Baracho: Em Tabuão eu nasci... em Tabuão eu cresci... e em Tabuão hei de morrer!!!"
Na oportunidade o vereador Julio César falou da honra que sentia em poder homenagear pessoas tão importantes e que apesar da humildade davam exemplo de dignidade e coragem em lutar pela preservação e divulgação de nossas tradições.
O prefeito Peixoto externou sua preocupação como administrador do município a respeito dos valores culturais e falou que a trajetória dos mestres servissem de exemplo e fossem seguidos pelos jovens para que as tradições fossem preservadas.
Dra. Leonor iniciou sua fala dizendo que ficou emocionada, pois sabia que este colunista, estava muito emocionado porque, certamente, aquele era um momento ímpar e acreditava na minha insistência com relação a divulgação de nossa história e que as memórias dos mestres fossem registradas e no futuro servissem de estudo e instrumento para o desenvolvimento intelectual das futuras gerações e parabenizou seu filho Julio Cesar por todas as iniciativas em prol do povo de Ceará-Mirim.

Discurso da ex-vereadora Leonor em homenagem aos mestres e ao seu filho o vereador julio Cesar

Acredito que as preocupações do prefeito Peixoto e do vereador Julio César com o fortalecimento e preservação de nossas tradições venham proporcionar estudos e ações voltadas para a cultura e arte de nosso município.
As ações e políticas de governo relacionadas a cultura devem ser implementadas com urgência, porque nosso patrimônio material e imaterial está sendo corcomido pela ação do tempo, pelas novas tecnologias, e, principalmente, pela falta de sensibilidade e desconhecimento da história e cultura de uma terra que já foi berço de grandes intelectuais e contribuiu para o desenvolvimento sócio-cultural do Estado do rio Grande do Norte .
As chaminés, esfíngies do vale, não podem deixar que o enigma da cana desapareça, na fulingem do tempo.

4 comentários:

  1. É muito relevante o reconhecimento de publico de alguém que se destaca dentro de uma comunidade com algo de proveito para esta e de caráter espontâneo e de melhoria para todos. Parabéns a Câmara e a Prefeitura através de seus representantes.

    Para esse momento quero lembra a todos que em Ceara Mirim tem um grande Homem publico que a sociedade de Ceara Mirim esta devendo a sua homenagem. É o Publicitário Manoel Lucio Lustosa, conhecido Nacionalmente no meio radialista como Lúcio Som.
    A trajetória de Lúcio em Ceará Mirim foi e é de grande prestador social a esta cidade.
    Estou pronto para oficializar esta solicitação de congratulação a pessoa de LúcioSom.
    Através da Câmara dos Vereadores de Ceará Mirim o Titulo de Cidadão de Ceará Mirim.
    Contatos: wzca@bol.com.br – Cel. 9988-3831 – Tel. 3235-3777

    Att.José Lúcio Lustosa

    ResponderExcluir
  2. Sim, é um grande amigo de CearáMirim, vamos mobilizar toda população de CM e proporcionar esse grande evento ao grande LucioSom.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que as entidades publicas não teve ou tiveram de homenagearem o querido LÚCIO SOM quando em vida vamos fazer um grande movimento de homenageá-lo após sua morte. Foi um grande cidadão em vida para Ceará Mirim através dos grandes políticos que passaram por Ceará Mirim sempre tinha algo conversado com Lúcio e sempre buscando o melhor para os Ceará-mirinhense e não sendo político só um simples radialista. Não vou relembrar ou fazer lembrar os caminhos percorridos por Lúcio em Ceará Mirim, o povo jamais ira esquecer esse filho adotado por todas e todo o cidadão Ceará-mirinhense, agradeço em nome da nossa família “Lustosa” todo amor, carinho, respeito, e fraternidade que a população de Ceará Mirim e distritos, povoados, como também aos diversos municípios ciclo vizinho de Ceará Mirim, que compareceram firme até o ultimo momento da decida do caixão na sepultura. Agradecerei sempre a todos que ali estavam compartilhando com a nossa dor de perda tão brusca do nosso saudoso irmão; Manoel Lúcio Lustosa “LúcioSom”.

      Convoco as pessoas que queiram participar, em organizar a campanha para criação da Fundação Social Ceará-mirinhense. “LUCIOSOM”. Os voluntários que queiram participar é só entrar em contato para germinarmos essa semente e termos a voz de Lúcio som sempre ecoando soprado pelos ventos fortes batendo forte com a fé e o amor a Ceará Mirim.
      Para contato: Lúcio – fone (84) 9988-3831 – email: wzca@bol.com.br

      Excluir
  3. otimo isso que e cultura


    um abraco;.

    ResponderExcluir