quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROJETO DESPERTAR - PRIMEIRO ENCONTRO

PROJETO DESPERTAR

As mais elevadas taxa de desemprego no país são registradas entre os mais jovens. Além da inexperiência no mundo do trabalho, a educação formal muitas vezes não prepara o estudante para a vida profissional.
O projeto Despertar procura mudar essa preocupante realidade através do estímulo ao empreendedorismo entre jovens estudantes. Alunos do ensino médio, com idade a partir de 15 anos, ampliam sua visão de mundo, e passam a identificar suas potencialidades e a descobrir novas oportunidades. O jovem passa a ver sua realidade e sua escola de forma totalmente nova.
O Despertar causa impacto não apenas no seu público. Em cidades do interior, onde as escolhas são poucas, o projeto movimenta toda a comunidade, pois o empreendedorismo é transmitido no sentido de fortalecer a crença em um futuro melhor, onde cada um é capaz de construir e empreender.
O corpo docente, que previamente ao seu engajamento seletivo ao projeto é submetido a um treinamento de 180 horas aula, também muda sua forma de encarar a relação professor/aluno. Atualmente o SEBRAE/RN desenvolve o Projeto Despertar nas escolas públicas, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de Ensino Médio.

Idéia Básica do Projeto

“Despertar” no aluno do ensino médio das escolas públicas estaduais do RN, a vocação para empreender, proporcionando-lhe uma visão de futuro, tendo em vista:
• Os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho;
• O desenvolvimento econômico LOCAL/REGIONAL;
• A geração de novos negócios, a partir do estímulo ao conhecimento e o acesso à informação.

Como Começou

Em 2001 o Sistema SEBRAE passou por uma revisão institucional, criando várias prioridades, dentre elas, disseminar a educação empreendedora a partir do ensino formal, visando atender as classes menos favorecidas que estavam nas a escola publicas, ás portas do mercado de trabalho e sem perspectivas. Neste sentido foi firmada em 2003, parcerias com as Secretarias Estaduais de Educação de todos os estados, visando a preparação básica de alunos para o mundo do trabalho por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras.

Público Alvo

Alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.

Conteúdo Programático

São 96hs de aula distribuídas da seguinte forma:

• Atividades em sala de aula: 10 encontros de 3hs (30hs);
• Atividades de campo: pesquisas, visitas a empresas, contato com empreendedores, reuniões com as equipes (36hs);
• Organização e realização da Feira do Jovem Empreendedor (30hs);

Programa de Formação de Professores

O programa de formação de professores possui uma caga horária de 60hs distribuídas da seguinte forma:

• Seminário de Sensibilização para o Projeto (4hs);
• Fundamentação em Empreendedorismo. Curso “Sebrae Empreender” (27hs);
• Capacitação na Metodologia para aplicação em sala de Aula de Aula (24hs);
• Oficina de Implantação do Projeto na Escola (4hs);

Fonte: http://www.sebrae.com.br/uf/rio-grande-do-norte/areas-de-atuacao/capacitacao-empresarial/despertar

O Curso de Empreendedorismo do Sebrae está sendo realizado na Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra, na cidade de Ceará-Mirim/RN e tem como facilitador o professor Gibson Machado Alves.
As aulas do curso iniciaram neste 18 de agosto de 2010, formando uma turma de 32 alunos do ensino médio da escola estadual professor Otto de Brito Guerra, com faixa etária entre 15 e 26 anos.

Prof. Gibson - orientação para a construção do painel de apresentações

A aula inicial foi muito interessante, pois buscou a interação do grupo através da socialização e auto apresentações como forma de integrar o grupo.

Apresentações dos alunos

Os cursandos construíram um painel com figuras recortadas de revistas representando, individualmente, suas personalidades Posteriormente foram feitas as devidas apresentações individuais.

Avaliação do encontro pelos alunos

Observei que a maioria de nossos alunos tem muita timidez e precisam de estímulos para puderem se relacionar coletivamente e, incentivados, passaram a fazer relatos individuais com mais desenvoltura.
Esperamos que a turma seja mais produtiva nos próximos encontros, pois perdemos muito tempo na construção das tarefas programadas, no entanto, o 1º encontro foi bastante produtivo e positivo.

3 comentários:

  1. Amigo adciona em sua lista de blog mais um
    "pra sua segurança"
    Valeu! Múcio Vicente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu mais novo trabalho profissional,este projeto tem o seu perfil.Não teria um nome melhor do que voçê para ser mediador deste projeto.Te admiro muito pelo compromisso que voçê tem com o que faz.
    Um abraço!
    Veridiana.

    ResponderExcluir