terça-feira, 12 de outubro de 2010

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Dia 06 de outubro de 2010 o Centro Esportivo e Cultural, através da diretoria de cultura, divulgou o resultado do I Concurso de Fotografias Dr. Julio Gomes de Senna.

Professor Gibson Machado - abertura para a entrega da premiação


O concurso fotográfico teve como tema: “Olhares sobre o patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim” e foi aberto às escolas do município. A premiação foi dividida em duas categorias: ensino fundamental e ensino médio.
Todas as escolas foram convidadas, no entanto, três escolas aderiram ao projeto. Pelo ensino fundamental, as escolas Sociedade Casa da Titia e Escola Municipal Dr. Julio Gomes de Senna e no ensino médio a Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra.
Durante a programação pela entrega das premiações, os fotógrafos que participaram da comissão julgadora fizeram algumas exposições falando sobre a importância da fotografia no mundo atual. Os professores que orientaram os alunos falaram a respeito da contribuição da fotografia enquanto leitura de imagens e sua importância na aquisição de novos conhecimentos, principalmente da troca de experiências com seus alunos.
O objetivo do concurso foi despertar na comunidade escolar o interesse pela história de Ceará-Mirim e a valorização de seus patrimônios históricos e culturais.
Foi uma oportunidade em que a comunidade escolar se envolveu e, professores e alunos, buscaram selecionar os patrimônios, refletindo sobre sua importância na construção do município e na preservação da memória e das tradições.
As imagens, no mundo contemporâneo, mais especificamente as fotografias, estão por toda parte registrando fatos, acontecimentos, momentos. A exposição de imagens em excesso no cotidiano, por meio da presença de outdoors, da televisão e do cinema, das revistas, entre outros meios de comunicação, contribui para a banalização de seu uso. Mesmo em materiais didáticos, muitas vezes, encontramos o uso da iconografia como mera ilustração. Raras vezes nos deparamos com o uso da imagem, ou da iconografia, como um objeto de investigação que desperte no interlocutor a reflexão sobre a mesma, percebendo sua riqueza e sua devida importância nas reflexões sobre o ensino de história e memória.
A fotografia deve ser vista como mais um instrumento da compreensão histórica e como qualquer outra fonte ela deve ser questionada, analisada e confrontada com outras fontes. Ela em si não é neutra: a fotografia fala, tem um discurso que deve ser visto e revisto dentro de um contexto em que ela foi produzida. É, portanto necessário termos essa clareza ao utilizar a fotografia como fonte histórica.

Comissão julgadora e professores responsáveis pelos alunos

Ao empregar a fotografia como documento para contar a história de um município e consequentemente da região na qual ele está inserido é importante não perdermos de vista a intencionalidade com que a fotografia foi produzida. A análise de tal documento poderá contribuir no enriquecimento do trabalho com história local, pois a imagem tem a capacidade de instigar, desafiar, de despertar a curiosidade do público para o qual se propõe este trabalho.

O trabalho com história local faz com que ele desenvolva o sentimento de pertença, lança um novo olhar sobre a sua localidade, ao compreendê-la como um lugar de memórias e mesmo de contradições. Pode produzir a inserção do aluno na comunidade da qual faz parte, criar suas próprias historicidade e identidade.
Esperamos que o I concurso de fotografias Dr. Julio Gomes de Senna tenha continuidade no próximo ano e que outras escolas possam participar ajudando a plantar a semente do conhecimento em nossos jovens, de modo que compreendam a iconografia como fonte documental e não como mera ilustração.
Perceber a história ou várias histórias impressas em uma fotografia e interpretar os seus discursos e os seus silêncios é dar um passo importante na compreensão da formação e da transformação dos processos históricos que se desenrolam até a presente época.

Resultado do concurso:

ENSINO FUNDAMENTAL:
1º lugar: Mestre Birico


Fotógrafa: Hillary da Silva Oliveira – aluna do 8º ano da SECAT – Sociedade casa da Titia.
2º lugar: Museu: patrimônio histórico
Fotógrafo: Paulo Henrique de Paulo Nicácio – aluno do 8º ano do SECAT – Sociedade casa da Titia.
3º lugar: Bueiro e tachos
Fotógrafo: Francisco de Assis R. Junior – alunos do 7º ano da Escola Municipal Dr. Julio Gomes de Senna.

ENSINO MÉDIO
1º lugar: Kasarão
Fotógrafo: José Raimundo da Silva Souza – aluno do 3º ano da Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra.
2º lugar: Diamante
Fotógrafo: Gleydson de Brito Moura – Aluno do 1º ano da Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra.
3º lugar: Nascença
Fotógrafo: Francisco Silva de Souza – Aluno do 3º ano da Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra.
Nossos agradecimentos:
Ao presidente do Centro Esportivo e Cultural, Ubiratan Severo pela parceria e por ter confiado no projeto.
Dr. José Fernandes Senna (filho de Dr. Julio Senna), por ter dado a ideia do concurso, pelo apoio e por ter patrocinado a premiação.
Diretores, professores e alunos das escolas que participaram do projeto por ajudarem na realização e execução.
Aos músicos Joaozinho e Danilo da banda Kairus pela participação especial.
Aos fotógrafos José Maria, Everaldo Leocádio, Idiana Rodrigues e Valdec Moura pela participação no julgamento das fotografias.
Ao amigo Valdec Moura por participar do evento expondo seu material e equipamentos cinematográficos, o que enriqueceu a exposição.
Aos amigos Dr. Pedro Simões (coordenador da comissão para criação da Academia Cearamirinense de Letras e Artes), Jansem Leiros – presidente da Academia Macaibense de Letras e Artes e esposas pela visita ao nosso evento.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa aos realizadores do evento e ficamos felizes pela premiação do amigo Raimundo, grande figura,sempre surpreendendo!

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