domingo, 24 de outubro de 2010

LAGOA DO CORAÇÃO

Há algum tempo venho planejando conhecer a Lagoa do Coração localizada no distrito de Aningas. Hoje foi o grande dia, resolvi ir de encontro à tão falada lagoa. Meus alunos residentes naquela comunidade falam constantemente de suas belezas naturais. Ao chegar em Aningas fiquei muito surpreso pelo abandono da comunidade. Dá a impressão que não é distrito de Ceará-Mirim.
Todos os vereadores de Ceará-Mirim têm voto naquele distrito, no entanto, não há um benefício que justifique os votos recebidos pelos edís. A BR 101 fica em torno de dois quilômetros da comunidade e a estrada é de terra, muito esburacada. No centro da comunidade as ruas são muito desiguais, e a água servida corre pela rua indo desaguar num pequeno riacho. Tá na hora da população se organizar e reivindicar melhorias para a comunidade, pois é dever da prefeitura proporcionar o mínimo necessário para uma vida digna daqueles cearamirinenses e brasileiros que vivem isolados e esquecidos pelos poderes legislativo e executivo.
Em contrapartida, a natureza, através do criador, proporciona uma das maiores belezas naturais do município: A Lagoa do Coração. Incrustada entre dunas e vegetação típica do litoral. Na mata é possível encontrar frutos nativos como Cambuim, Guabiraba, Massaranduba, Ubáia, Mangaba, Ameixa selvagem, Caju, além de flores belíssimas quase imperceptíveis.
De acordo com o IDEMA 1996, ela encontra-se sobre o aqüífero Barreiras que se apresenta confinado, semi-confinado e livre em algumas pontos. Esse aqüífero é constituído por sedimentos geralmente arenosos com alta permeabilidade, que possibilita armazenar água de boa qualidade.
O relevo da área em curso é formado por dunas vegetadas constituídas por Areias Quartzosas marinhas (Neossolos Quartzarênicos marinhos), originado pela ação dos ventos locais, que modelam a fisiografia daquelas lagoas naturais.
Há algumas lagunas em torno da lagoa maior e, todas, infelizmente, estão vazias devido a falta de chuva. A do Coração mantém um bom volume de água, mas, nota-se que seu volume hídrico está bem abaixo do crítico, pois a água é muito quente.
É importante registrar que aquela área é Reserva Florestal protegida pelo Exercito Brasileiro, talvez por isso, esteja ainda virgem e não tenha sido degradada e poluída por visitantes indesejados, embora haja pequenos vestígios da devastação humana com pequenas queimadas para fabricação de carvão.
A Lagoa do Coração tem uma beleza indescritível, é um paraíso incrustado no meio das dunas, lá, parece que o tempo não existe, ou desejamos que ele não passe e estacione para que nossa vivência se prolongue até o nunca... Minha visita também tinha o objetivo de entrevistar uma figura popular da comunidade, mas, permanecemos muito tempo a lagoa e ficou inviável a conversa. Vou voltar outro dia para continuar a pesquisa com alguns moradores antigos da comunidade e quem sabe, não contamos sua história e, a partir daí, as pessoas tenham um olhar diferenciado para aquele recanto de nossa terra.
A visita não seria possível se não fosse a recepção calorosa da família de minha aluna Andeirle, seu pai, sua mãe e irmão, que me receberam muito bem, me acompanharam até a lagoa e proporcionaram um bom e saboroso camarão que degustei acompanhado de suco de limão com cenoura, uma verdadeira delícia.
Ainda é possível encontrar meninos nativos caçando com baladeiras e armando arapuca para pegar passarinho, uma tradição indígena que está desapacendo.
As fotos da visita à Lagoa do Coração estão postadas no álbum do orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=6407861483136005716&aid=1287942930

Um comentário:

  1. olá meu nome é josemir, sou morador da comunidade de Aningas e confesso que fiquei emocionado por você ter mostrado tanto o quadro social que a comunidade vive quanto as belezes que lá encontramos, que no meu ver é um grande contraste.
    espero que as autoridades da cidade de ceara-mirim tome as decisões cabíveis para que os problemas citados na materia sejam minimizados.

    ResponderExcluir