sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROJETO PAPEL ARTESANAL

Equipamento para oficina de papel reciclado

Desde 2004 quando cursava Educação Artística na UFRN que venho tentando implantar uma oficina de papel reciclado em Ceará-Mirim/RN. Em 2007 fui convocado, através de concurso público, para assumir a disciplina de Artes, pela Secretaria de Educação e Cultura do RN, acreditei que aquele seria o momento de lutar pelo projeto do papel. Foram quatro anos de tentativas, insistências e sempre havia obstáculos, falta de condições físicas e, principalmente, financeiras para implantá-lo.
Em Maio de 2010 o apresentei para Dr. Antonio Siqueira, representante do Ministério Público, e o mesmo acreditou que seria possível sua implantação. A partir de julho os equipamentos começaram a serem entregues na Escola.
Solicitei à Direção da Escola Estadual Otto de Brito Guerra, através das gestoras Sonia e Fatima, que fizessem o investimento para a implantação do laboratório de Artes a fim de iniciarmos a tão sonhada oficina de papel artesanal.
Os investimentos foram feitos e o laboratório de Artes está pronto, provavelmente, seja o primeiro implantado em uma escola pública estadual. Sua instalação contribuirá para que possamos realizar e criar muitas situações de aprendizagens com nossos alunos e, também, com a comunidade escolar, através de oficinas de artes visuais, artes cênicas, musica e dança, principalmente populares.
O próximo desafio é encontrar parceiros que façam a coleta seletiva do papel, principalmente nas escolas de nosso município. Faremos uma campanha em busca dessas parcerias e esperamos que nossa luta tenha o respaldo da comunidade.
O beneficiamento do papel terá uma importância fundamental na formação de nossos docentes, principalmente, na conscientização sobre a preservação do meio ambiente e na reutilização do papel como fonte de renda, agregando valores aos produtos artesanais que serão produzidos nas oficinas, como: envelopes, caixas para presente, sacolas, porta joias, blocos de anotações, etc.

Alunos picotando o papel - primeiro processo

Orientações do professor Gibson Machado

2 comentários:

  1. Amigo Gibson, muito legal essa notícia, já fiz um curso rápido de reciclagem de papel a muito tempo já não me lembro bem dos passos mas se eu poder ajudar de alguma forma, conte comigo. Abraço!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gibson, adorei sua idéia!!! Nossa cidade está precisando de professores assim como você, que busca novos horizontes e estimulam os alunos a participarem das aulas.
    Faço parte de um projeto de extensão em Jardim de Angicos e lá estamos formando um núcleo de arte reciclável, tanto voutado para a questão ambiental como de produão de renda. Quando os produtos estiverem a mostra coloca aqui que quero ver!

    Parabéns por tudo!
    Grande Abraço (:

    ResponderExcluir