sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PAPEL RECICLADO - RECICLARTE


Em 28 de outubro de 2010 - iniciamos a experiência com reciclagem de papel na Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra, localizada no município de Ceará-Mirim/RN - O projeto foi idealizado pelo profesor de arte Gibson Machado em parceria com a Escola e o Ministério Público, através do promotor de justiça Dr. Antonio de Siqueira.

PROJETO RECICLARTE
O PAPEL ARTESANAL E SUA UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

O papel desempenha um fator chave na cultura e na difusão da informação. Produzido a partir de um recurso natural renovável, como é a madeira, que permite a sua reutilização, bastando para isso que se proceda á sua recolha seletiva.
O papel tem como matéria-prima principal a madeira. Esta é constituída principalmente por lenhina e por celulose e é a partir desta última que se faz a pasta que irá dar origem ao papel. As fibras de celulose para a fabricação de papel podem provir nomeadamente do algodão (90 % ou mais de celulose), da madeira (60%), de palhas de cereais (50%), sendo a seleção da matéria-prima função do produto final a obter. Na sua fabricação intervêm também outros produtos, como resinas e colas (aumentam a consistência, a resistência à umidade e às tintas0, sais de alumínio (fixam as resinas à celulose), cargas (inertes), como o carbono de sódio (aumentam o peso e dão mais consistência), e corantes.
A reciclagem do papel constitui atualmente um processo importante no quadro econômico da produção papeleira, permitindo a reutilização de papéis velhos através da sua incorporação como matéria-prima fibrosa na fabricação de papel, além da questão da educação ambiental.

A introdução de uma oficina permanente de reciclagem de papel na Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra no Ensino Médio é de vital importância uma vez que a mesma está inserida em uma área de vulnerabilidade social e, desta forma, a inclusão dos alunos no projeto proporcionará uma nova visão com relação à preservação do meio ambiente e, principalmente, com a produção do papel através do lixo e de fibras vegetais pesquisadas, oportunizando um novo campo de empreendedorismo uma vez que a produção poderá ser comercializada na comunidade através de exposições e feiras realizadas periodicamente na escola.
A preocupação em preservar o meio ambiente criou uma demanda por produtos renováveis e processos de reutilização de materiais descartáveis. A reciclagem do papel pode viabilizar a diminuição do lixo e, também, proporcionar novas formas de utilização de produtos descartáveis. Assim, os principais fatores de incentivar a reciclagem de papel, além de econômicos são:
- A preservação de recursos naturais (matéria-prima; energia; água);
- Minimização da poluição;
- Diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.
- A educação ambiental nas séries do Ensino Básico.
O principal objetivo do projeto e transmitir aos educandos a técnica da reciclagem de papel favorecendo reflexões e discussões sobre temas da educação ambiental e o que a partir disso pode ser vivenciado no cotidiano das crianças, jovens e adultos, bem como utilizar o papel reciclado e outros materiais reutilizáveis como processo artístico e criativo.

Um comentário:

  1. Gostei muito Professor do video. cade nossas fotos, da galerinha do 1°III trilha, Capela de segunda-feira 15/11/2010 quero ver as fotos

    ResponderExcluir