segunda-feira, 3 de maio de 2010

COMENTÁRIO DE ORMUZ SIMONETTI

Caro Gibson, lendo seu blog me ococrreu de lhe enviar o mesmo e-mail que enviei dias atrás para Lucia Helena.
Abraço,
Cara Lucia, parara você que é uma eterna apaixonada pela "nossa terra", a doce Ceará-Mirim, segue a carta que enviei para CELA BEZERRA DE MELO CENTENO, logo após ler o seu livro-biografia, que tão bem retrata em suas 343 páginas, a vida desse homem, orgulho do nosso estado, pai e esposo exemplar, político com “P” maiúsculo, empresário honesto e responsável, e também meu padrinho: UBALDO BEZERRA DE MELO, casado que foi com Haydée, uma autêntica SIMONETTI.

Cléa:
Parabéns pelo belo livro. Li devagar, divagando; saboreando cada capítulo; feliz por neles encontrar algumas lembranças comuns. Afinal, tive o prazer e honra de tangenciar alguns poucos aspectos de minha vida com a desse grande homem. Aliás, na minha memória, ele me parecia enorme quando, em pequeno, lhe tomava a benção. Fiquei feliz por agora conhecê-lo em mais detalhes. Era meu padrinho e grande amigo do meu pai.
Em dado momento você fala dos livros que eram lidos pela família. Essa informação me remeteu aos anos de 1957/1958, eu com seis a sete anos de idade, morando na Avenida Deodoro da Fonseca n° 622. Foi a estória de Robson Crusoé, o livro que ganhei de presente numa das freqüentes visitas dos meus padrinhos Ubaldo e Haydée. E ainda restam na minha lembrança: o livro, a estória, seus sorrisos e minha grata alegria. Tempos depois pude entender o real significado daquele presente. Era natural que se presenteassem uma criança daquela idade com um brinquedo qualquer. Porém, sempre enxergando adiante do seu tempo, ele deu-me algo mais valioso: sonhos e conhecimento.
A sua narrativa sobre as usinas Ilha Bela e Santa Terezinha, o rio Água Azul, a verde visão dos canaviais e outras saudades muito me emocionaram, pois de certo modo, em outras épocas, fazem parte também de minha estória. No ano de 1978, quando da inauguração da agência do Banco do Brasil em Ceará-Mirim, fui convidado para atuar como Fiscal de Operações Rurais onde permaneci até o dia de minha aposentadoria em quatro de junho de 2001. Portanto, foram 23 anos de minha vida dedicados àquela região, virada em terra adotiva, que recordo com carinho. Ainda hoje sinto o cheiro do açúcar mascavo descansando nas formas de madeira purgando mel de furo, vejo os pátios coberto com bagaço de cana secando para alimentar as caldeiras, a fumaça dos bueiros turvando o azul das tardes, ouço o apito dos engenhos, o tropel da burrarada com cambitos cheios de cana, o estalido do chicote dos cambiteiros açoitando a beleza das manhãs.
Um grande e comovido abraço de Ormuz, filho de Arnaldo.
Natal (RN), 12 de junho de 2006
Ormuz Barbalho Simonetti – www.ormuzsimonetti@yahoo.com.br Presidente de Instit. Norte-Riograndense de Genealogia. Pça. Augusto Leite n° 655/201 Tirol- Natal – RN Cep 59020-380 Fone – (84) 9962-3185 Visite o BLOG:
www.ormuzsimonetti.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário