domingo, 23 de maio de 2010

JULIO GOMES DE SENNA

JULIO GOMES DE SENNA
Julio Gomes de Senna nasceu em Ceará-Mirim a 20 de maio de 1897, era filho de Galdino Gomes de Senna e Maria Gomes de Senna e casado com Maria Salomé Fernandes de Senna. Do casamento teve três filhos, Nilton Fernandes Senna (felecido), Jose Fernandes Senna e Nedy Fernandes Senna. Faleceu no Rio de Janeiro aos 10 de junho de 1972.
Concluiu o curso secundário no Atheneu Norte Riograndense, em Natal, formou-se em 1933, como Engenheiro Topógrafo e Rural, na Escola Superior de Medicina Veterinária e Agronomia de Belo Horizonte/MG e, como Engenheiro Agrônomo pela Escola Agrícola da Bahia, Salvador, em 1935. No Rio de Janeiro fez o Curso Normal de Técnico em Assuntos Postais-Telegráficos, na Escola de Aperfeiçoamento dos Correios e Telégrafos, em 1940. Recebeu títulos do Curso de Agrônomo Regional pelo Ministério de Agricultura e do Curso de Ecologia Agrícola do Professor Girolamo Azzi, da Escola Nacional de Agronomia. Foi também diretor, em 1938, do Campo Experimental “Octavio Lamartine”, em Jundiaí – Macaíba – RN, do Ministério da Agricultura.
No DCT, exerceu ainda, entre outras chefias, a de chefe de tráfego postal da Diretoria Regional do Distrito Federal (GB-Rio); de Inspetor Geral do DCT e de Presidente de várias Comissões de Inquéritos Administrativos.
Em 1942 foi comissionado chefe da Seção do Pessoal da Diretoria Regional dos Correios do Estado de Goiás, sendo em 1944, requisitado por Dr. Pedro Ludovico, Interventor Federal, ao Sr. Presidente da República, para chefiar a Seção de Engenharia e produção, do Município de Anápolis, Estado de Goiás.
A experiência com pesquisas científicas se deu a partir da defesa da tese de graduação “O algodão e as secas do Nordeste”, em 1935 quando colava grau de Engenheiro-Agrônomo na Escola Agrícola da Bahia.
Em 1939 foi convidado pelo então prefeito de Ceará-Mirim Pedro Heráclito Pinheiro, para fazer o levantamento geográfico do município, ainda não existente, em obediência aos dispositivos do Decreto 311, de 2 de março de 1938 e, naquela ocasião completou suas anotações anteriores, já enriquecidas de dados colhidos em 1915, quando, como diarista da “Comissão de Estudos do Vale do Ceará-Mirim”, do Governo Federal e sob a direção do engenheiro Abreu e Lima, foram encarregados de fazer a medição e o alargamento do leito do Rio Água Azul, no trecho Usina São Francisco – Bacia do Pirpiri, além de outros trabalhos.
Em 1956 apresentou no II Congresso Brasileiro de Engenharia e Indústria, realizado no Rio de Janeiro sob os auspícios do Clube de Engenharia uma tese sobre a cultura do trigo, baseada nas condições ecológicas do Goiás. Intitulada “A Farinha de Trigo poderá ser fabricada no Centro Geográfico da Nação Brasileira”, que foi aprovada, conforme consta em seus “Anais”.
As anotações registradas por Dr. Julio Senna durante o período em que prestou serviços no vale do rio Ceará-Mirim resultaram na publicação dos livros Ceará-Mirim exemplo nacional volumes I e II, que trata de um estudo detalhado sobre o município porque é Geografia, uma História, uma Sociologia, um trabalho de reflexão e pesquisa, em que o autor deixa fluir todo o sentimento pela terra e um apelo às novas gerações para que estudem os nossos problemas.
O acesso à obra de Julio Senna está restrita a poucos livros e são muito difíceis de serem encontrados. Os livros estão esgotados e não há interesse do poder público em reeditá-los. Estamos fazendo o possível para terminar a diagramação do material para a publicação do volume III do Ceará-Mirim exemplo nacional, que trata de anexos dos volumes anteriores. É possível que a publicação esteja pronta até setembro de 2010.


Gibson, José Fernandes (filho de Julio Senna) e Lucineide (vice-diretora da Escola Julio Senna)


Meu primeiro contato com Dr. José Fernandes Senna, filho de Julio Senna, foi em 2007 quando visitou Ceará-Mirim junto com sua esposa e sua irmã Nedy. Conversamos uma tarde inteira e, desse encontro, surgiu uma grande amizade entre nós. Durante todo esse período em que nos comunicamos, ele foi trazendo muitos pertences de seu pai para que no futuro colocássemos em uma sala na Escola Municipal Dr. Julio Senna.

Exposição com equipamentos e arquivos pertencentes a Julio Gomes de Senna

Em março o corrente ano, durante a programação de aniversário da escola, fui convidado pela direção para expor o material usado pelo Dr. Julio Senna em suas pesquisas pelo vale e, também, fazer palestra sobre o seu patrono. Aceitei o convite e sugeri que convidássemos o sobrinho de Julio Senna, o também cearamirinense Inácio Magalhães de Sena, para falar sobre seu tio e sua importância para Ceará-Mirim.


Inacio Magalhães de Sena (sobrinho de Julio Senna) e Gibson Machado

O evento foi muito gratificante e o público presente estava muito atento e concentrado nas palavras de Dom Inácio, que emocionado, contava toda a história do grande pesquisador, sua trajetória para o sul e seus trabalhos no Brasil central.
Após a palestra de Inacio, fiz uma pequena viagem através de registros fotográficos feitos pelo engenheiro agrônomo durante seus trabalhos no vale de Ceará-Mirim entre 1939 e 1970. São fragmentos históricos que chamaram a atenção de todos como se tivessem em um túnel do tempo.

Gibson Machado fazendo exposição fotográfica sobre Julio Senna

Para homenagear Julio Senna o Centro Esportivo e Cultural, através da diretoria de cultura, realizará o I concurso fotográfico Dr. Julio Gomes de Senna com o tema: “Olhares sobre o patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim”. O objetivo do concurso é proporcionar aos alunos das escolas publica e privada, a pesquisa e o conhecimento da história do município através de seu patrimônio histórico e cultural e, também, incentivar a fotografia como meio de contar história e fazer arte.
As inscrições serão feitas nas escolas parceiras e terá premiações para duas categorias: 6º ao 9º ano (1º lugar: 200,00, 2º lugar: 100,00 e 3º lugar: 50,00) e Ensino Médio (1º lugar: 300,00, 2º lugar: 200,00 e 3º lugar: 100,00).
A culminância do concurso será nos dias 5 e 6 de agosto de 2010 com a I exposição “Olhares sobre o patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim”. A premiação será divulgada no dia 06/08 e terá uma premiação surpresa através de eleição feita pelo publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário