domingo, 29 de janeiro de 2023

A BIBLIOTECA DE CEARÁ-MIRIM

 GALERIA HISTÓRICA

Parabéns à Biblioteca Pública Municipal pelos 77 anos de criação
A BIBLIOTECA DO CEARÁ-MIRIM
Texto: Gerinaldo Moura da Silva
Foto: Gibson Machado

O ano de 1945 foi marcado por vários acontecimentos dentro e fora do nosso país. Podemos citar o final da Segunda Guerra Mundial na Europa e no mundo, o fim da ditatura de Getúlio Vargas no Brasil e em Ceará-Mirim foi criada a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, pelo então prefeito Ângelo Pessoa Bezerra (in memoriam), no dia 14 (quatorze) de agosto do ano de 1945, através do Decreto- Lei nº 76/45, trazendo o seguinte teor:
.
“O PREFEITO MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM, usando da atribuição que lhe confere o Art. 12, nº I, do Decreto-Lei Federal nº 1.202, de 08 de Abril de 1939 e devidamente autorizado pelo Departamento das Municipalidades e Conselho Administrativo do Estado
D E C R E TA
Art. 1º -É criada a Biblioteca Municipal “Dr. José Pacheco Dantas”, a qual funcionará em um dos salões da Prefeitura.
Art.2º- As despesas com a instalação e manutenção da Biblioteca correrão pela verba Educação Pública- Código 8 34 4 – Despesas com a Biblioteca Municipal – da lei orçamentária vigente.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, em 14 de agosto de 1945.
Ângelo Pessoa Bezerra – Prefeito
Floriano Ferreira da Silva – Secretário
.
Conforme disposto no Decreto-Lei nº76, a Biblioteca Pública Municipal iniciou suas atividades dentro do prédio da antiga Intendência Municipal, que abrigava ainda o gabinete do Prefeito, as secretarias do município e a Câmara de Vereadores. O responsável pela organização inicial do acervo, foi o senhor Rafael Fernandes Sobral, sendo assim, considerado o primeiro diretor da recém-criada biblioteca em Ceará-Mirim.
Rafael Sobral, ex-vereador, era também um estudioso e pesquisador da história ceará-mirinense, tendo coletado bastante material para ser publicado como contribuição à História do Ceará-Mirim.
Ao assumir a administração municipal o prefeito Dr. Murilo Barros nomeou a professora Drª Lúcia Brandão para o função de Representante do Instituto Nacional do Livro em Ceará-Mirim e que acumulou com o cargo de Diretora da Biblioteca Municipal, fazendo um brilhante trabalho de renovação do acervo, havendo inclusive, realizado a mudança da Biblioteca para um prédio localizado Rua Boa Ventura de Sá, vizinho ao antigo Armazém Guanabara desocupando a sala da Intendência Municipal.
Com a nomeação do senhor Rafael Sobral para a Secretaria Municipal de educação e da Drª Lúcia Brandão nomeada para a função de professora na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi nomeada interinamente para o cargo de diretora da Biblioteca a professora Luiza Margarida Mendes de Abreu, que passou o cargo para a senhorita Lêda Maria Dantas Câmara que muito primou pela conservação do acervo e pelo bom atendimento ao público, permanecendo no cargo por um período de quatorze anos. Foi durante a sua gestão que a biblioteca recebeu o título de Biblioteca Modelo do Rio Grande do Norte, outorgado pela Fundação José Augusto.
Para substituir Lêda Câmara, foi nomeada a professora Vanusa Moreira, pelo saudoso prefeito Dr. Orione Cavalcanti Barreto, e para lhe substituir, foi convidado o professor Gerinaldo Moura da Silva, em 1990, que permaneceu no cargo por 08 (oito) anos, sendo substituído pela professora Maria Iolete Lacerda.
A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, viveu um período obscuro durante algumas administrações municipais, chegando mesmo a fechar por um período equivalente a uma década, contando com o tempo que fechou para passar por uma reforma no governo da Prefeita Edinólia Mello. Nesse período, o acervo e todos os funcionários ficaram em outro local, na Avenida Enéas Cavalcanti, esquina com a Rua Vereador Fernandes Sobral.
Durante as administrações dos prefeitos Dr. Murilo Barros, Ruy Pereira Júnior, (que comprou o prédio com verba enviada pelo Dr. Yolando da Cunha Pacheco Dantas, onde hoje está a Biblioteca na Rua Heráclio Villar, bairro Santa Águeda, inaugurando a nova sede em 1977, há 45(quarenta e cinco anos), Edgar de Gouveia Varela, Dr. Roberto Pereira Varella, Orione Barreto, Jorge Câmara Cavalcanti e Silva (Jorginho Câmara) e dona Therezinha Mello, era destinado um montante de 10 (dez) salários mínimos para compra de livros novos renovando o acervo.
Foi ainda na gestão da Prefeita Therezinha Mello que a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas tomou um rumo diferente do que se tinha sobre bibliotecas:
Vários projetos culturais foram criados como oficinas de leitura para professores e funcionários de bibliotecas escolares;
Cursos de desenho, contando com o apoio da Fundação José Augusto;
Criação do Projeto “A Biblioteca nas Escolas”;
Renovação e exposição do acervo bibliográfico através da compra e da doação de livros pela comunidade;
Realização do Projeto “Fique por Dentro” - através de palestras nas escolas e na própria Biblioteca;
Criação do Prêmio Literário de Poesias “Poetisa Adelle de Oliveira”;
Criação do Projeto “Valores da terra”, cujo objetivo era divulgar e projetar os artistas cearamirinenses;
Realização da I Noite Cultural em parceria com o Centro Esportivo e Cultural;
Implementação do Projeto “O Escritor na Cidade” em parceria com a AJEB- Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil.
A Prefeita Therezinha Mello criou a primeira Escola de Artes do interior do Rio Grande do Norte; a “Escola de Artes José Lemos de Oliveira”;
Inaugurou as seguintes bibliotecas:
“Biblioteca Pedagógica Professor Fernando Agostinho Barros”, que funcionava na Secretaria Municipal de Educação;
Biblioteca Escolar Francisco Jussier Barreto- na Escola Municipal Dr. Júlio Senna,
Biblioteca Escolar Professora Isabel Poti – na Escola Municipal Mário Pinheiro da Silva.
Grande parte dos projetos culturais capitaneados pela Biblioteca Municipal foram abandonados por alguns gestores, que não tiveram interesse em ampliá-los, modifica-los ou até mesmo substituí-los por outros, mostrando assim a falta de compromisso com a cultura e a arte de nosso povo.
Esse cenário de descaso começou a mudar a partir de 2017, quando assumiu a prefeitura de Ceará-Mirim, o Prefeito Marconi Barretto que passou a investir na cultura.
Inicialmente foi reativado o Prêmio literário “Poetisa Adelle de Oliveira”, além do retorno dos saraus Lítero-musicais, exposições de livros e de obras dos artistas cearamirinenses, revitalização de atividades culturais, lançamentos de livros.
Foi nesse período dos festejos de 74 anos de criação, que a Biblioteca realizou a Primeira FLIQ- Feira de Livros e Quadrinhos, idealizada pelo artista plástico e arte educador Ruy Ferreira de Lima.
Outras atividades foram organizadas e programadas para acontecer como o I Cordelizando, idealizado e coordenado pelo arquiteto e urbanista José Maria Bernardo Bezerra (Zé Maria), o II Cordelizando coordenado pelo artista Múcio Vicente.
Houve a criação da Cordelteca – “Cordelista Sebastião Silvestre” reunindo dezenas de cordéis, concerto didático em parceria com a UFRN, saraus literário e musicais, lançamentos de livros, e para finalizar o V Encontro de Corais marcando o encerramento das atividades culturais de 2019 na Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas.
Ainda como parte das festividades, foi criada a página da Biblioteca e o Projeto de resgate da história nomeado de Figuras do Verde Vale com publicações de biografias e entrega de certificados aos homenageados, bem como aos “Amigos da Biblioteca”.
Parabéns a todos que mantêm viva a chama da cultura, da arte e da literatura na terra dos verdes canaviais, especialmente nesta data de 14 de agosto, quando a Biblioteca Pública Municipal completa seus 77 (setenta e sete) anos de criação.

Fonte: https://www.facebook.com/profile.php?id=100047608250923

Nenhum comentário:

Postar um comentário